Re: Redundancia de links

2008/4/3 Eduardo Lopes <du.lopes@gmail.com>:
>  Estou precisando implementar uma redundancia de links, já tentei fazer
>  isso com o ip route, dando prioridades aos gateways funciono em
>  partes, quando eu paro a interface principal a outra assume mas,
>  quando a outra volta o link antigo não retorna. E outra coisa se eu
>  retiro o cabo de rede não funciona.
>  Tentei também fazer isso com o bonding e o ifenslave, mas quando eu
>  levanto a interface bond, as interfaces físicas perdem ip e as rotas.
>  Alguém já enfrentou algum desses problemas e consiguiu uma solução ?
>  Alguém tem alguma sugestão ?

Olá

Não consegui visualizar a topologia da sua rede... Os gateways a que
se refere são 2 roteadores? Ou duas máquinas linux? Se forem duas
máquinas linux (cada com 1 link para internet, e 1 interface para a
LAN), você pode usar VRRP pelo ucarp e fornecer apenas um IP como
gateway para o resto da LAN.

Se forem dois roteadores em um "gateway" linux a mesma configuração é
possível, se os roteadores suportarem VRRP (ou HSRP, GBLP e outros).
Outra saída é configurar um protocolo de roteamento como RIP por
exemplo e instalar um daemon no gateway linux da mesma forma. A saída
por VRRP é muito rápida e eficiente. Bem configurado nem se percebe
que houve queda do principal.

Japa