Re: Win98 + Samba, maquinas não logam no dominio

Thunderblade Tempestis escreveu:
bem, descobri um possivel motivo pras minhas maquinas não autenticarem no dominio....

acho que elas não conseguem resolver o nome do servidor....

tipo, se eu der ping nomedoservidor, pinga normal

OK, a resolução de nomes de hosts (utilizada pelo ping, por exemplo) utiliza mais de uma fonte.

se eu der um nslookup nomedoservidor, ele não acha

Não quer dizer muita coisa, nslookup procura em um servidor de DNS, depende de como a resolução de nomes da sua rede está configurada.

o curioso eh que o proprio debian não tah fazendo isso

jah coloquei o resolv.conf pra utilizar 127.0.0.1 <http://127.0.0.1> pra resolver dns, e jah tentei colocar o endereço da eth0, mas mesmo assim ele naum resolve o nome....

E você tem um servidor de DNS neste endereço configurado para resolver os endereços dos computadores que você quer?

alguem tem alguma ideia????

(...)

Várias.

É sempre recomendado que a resolução de nomes de uma rede funcione e pode inclusive ser configurado um DNS interno que resolve só um subdomínio criado para essa rede e repassar o resto para a internet. Sem isso realmente às vezes pode fazer a rede ter um comportamento bem estranho.

Porém a resolução de nomes nas redes windows não utilizam exatamente DNS, utilizam o protocolo NetBIOS, onde a resolução é feita por broadcast ou através de um servidor WINS (algumas configurações utilizando o AD podem utilizar somente DNS, mas nesse contexto não vem ao caso). As máquinas não só procuram o IP através do nome do host como também procuram um host que desempenhe um papel específico (de controlador ou "browser"), pra isso que servem as configurações "... master =" e "os level" no smb.conf.

Resumindo, os sistemas da microsoft tem ferramentas especificas para testar a resolucao de nomes NetBIOS e verificar os papéis dos servidores. Assim como facilita bastante a utilização de um servidor WINS (que funciona como um servidor de DNS para NetBIOS), você colocou em um e-mail anterior que configurou o smb.conf com a opção "wins support = yes" mas você configurou os clientes para utilizarem esse servidor WINS?

Atenciosamente.

Edmundo Valle Neto