Re: Sobrecarga - Samba/LDAP/NSCD

Olá Felipe,
	Ok, dependendo do uso dessa base, você pode mudar alguns
índices, mas isso já seria a parte de ajuste fino.

   Eu vou dar uma estudada nos indices, e ver o que eu posso melhorar.

	Se você achar isso me mande uma cópia. :-)

	O DB_CONFIG tem alguns comentários internos (no Debian) e
na documentação do BDB e do OpenLDAP, tem que garimpar, dependendo
do número de clientes e acessos. No seu caso, não deveria precisar
de configurações especiais (com relação ao DB_CONFIG do Debian) e
imaginando que você tem 200 usuários.

O DB_CONFIG é bem obscuro, eu vou procurar algumas informações sobre ele no Google e no Debian.
   Você usa o DB_CONFIG? Se usa, para quantos usuários?

	Hmmmm... não tem checkpoint?

   Eu posso colocar o checkpoint.

	Muitos usuários e grupos é subjetivo, estamos falando de
mais de 2000 nós?

	Quanto mais novo o OpenLDAP melhor, as versões mais
antigas (2.0.x) tinham indexação LDBM melhor que BDB, talvez
isso resolva, até 300-500 nós na base, você deveria ter um
desempenho melhor com LDBM (em versões mais antigas).

   Essa seria a minha arvore resumida:
   DC=empresa,DC=com,DC=br
   DC=Groups,DC=empresa,DC=com,DC=br      - com 616 entradas.
   DC=Users,DC=empresa,DC=com,DC=br         - com 1582 entradas.
   DC=Computers,DC=empresa,DC=com,DC=br - com 626 entradas.
   DC=Contacts,DC=empresa,DC=com,DC=br    - com 1035 entradas.

   Eu  já estou usando como backend o LDBM.

	Hmmmm... entendo... há um projeto envolvido e provavelmente
há custos, isso me cheira a erro de escopo. ;)

É... isso não seria uma boa nesse momento.

	Por que o NSCD é, por natureza, ruim. O cache dele vez por
outra (com certa freqüência) conflita com as informações mais
atualizadas e atrapalha alguns detalhes de configuração e deploy.

	Em versões mais novas do etch, a libnss-ldap configurada
corretamente é o bastante. Se estivermos falando de um número
assustador de nós (10k-200k), o nscd realmente pode ser de grande
ajuda no sentido de aliviar a carga, mas ele também precisará de
ajustes finos (e do código mais recente e estável possível).
   O que você quis dizer com deploy?
   Eu vou ver a configuração do nsswitch no Red Hat.
	Poder você pode, se eu vou encontrar algo sem saber as
versões e sem ver o DIT é outra história. :-)   Uma alternativa
é por a culpa no Red Hat e migrar tudo para Debian. ;)
   Hehehe....
	Abraço,

Abraços!