Re: Sobrecarga - Samba/LDAP/NSCD

On 17-08-2007 12:44, Eduardo - Suporte Intranetworks wrote:
[...]
> [...]
>    Eu tenho o Member/Samba que tem mais de 200 usuários acessando.
>    Quando o Member/Samba usa como 'password server' o PDC, o PDC tem
> picos de sobrecarga no tempo de 2 em 2 horas, 24hrs por dia, mas na
> noite diminui um pouco a sobrecarga (termino de expediente), e quando eu
> seto o 'password server' para ser o BDC, acontece a mesma coisa, mas dai
> a sobrecarga passa para o BDC.
>
>    Quando o servidor (PDC ou BDC) está com a sobrecarga, eu percebi o
> seguinte, no TOP:
>    11386 ldap      25   0 13664  12M   920 S    82.7  1.2 852:14   1

	Como estão os índices dessas máquinas?

	E a configuração do DB_CONFIG?

>    No PDC tem mais processos do NSCD do que no BDC, dai não depende qual
> 'password server' está configurado no Member/Samba.

	Você *realmente* precisa do nscd?  Por assim dizer, ele é um
dos caras mais "evil" que tem na configuração de LDAP, ele realmente
pode ajudar com cache mas em muitos casos é melhor não tê-lo instalado.

> [...]
>
>    --------------------------
>    Member:
>    Red Hat Enterprise Linux AS release 3 (Taroon Update 5)
>    samba-3.0.9-1.3E.10
>    openldap-2.0.27-23
>    nscd-2.3.2-95.50
>
>    Hardware:
>    Dell Poweredge 2650
>    2 x 72 GB SCSI
>    6GB de Memória
>    3 CPUs Intel(R) Xeon(TM) MP CPU 2.50GHz
>
>    Segue em anexo o grafico do PDC/BDC/Member no MRTG e tambem os
> arquivos de configuração (smb.conf, slapd.conf e nscd.conf) de cada server.

	A versão do Samba é muito velha (3.0.9), tem muito bug
corrigido desde então. O OpenLDAP também é muito antigo e o
nscd neste cenário parece estar atrapalhando mais do que ajudando.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)