Re: kernel 2.6.21-2-686

Ricardo Esdra escreveu:
Junior Polegato - Linux escreveu:
Ricardo Esdra escreveu:
bom dia,
estes dias eu instalei o netinst do debian etch,
fui no source dele e deixei buscando do lenny,
ai eu reoslvi atualizar ele usando o
aptitude update
aptitude dist-upgrade
aparentemente correu tudo bem, só que qando reiniciei o pc
eu recebi esta mensagem logo após ele checar meus drivers
de cd, dvd, etc
Begin: Mounting root file system... ...
   Begin: Running /scripts/local-top... ...
ide0: I/O resource 0x3F6 - 0x3F6 not free. ide0: ports already in use, skipping probe
   ide1: I/O resource 0x3F6 - 0x3F6 not free.
   ide1: ports already in use, skipping probe
   Done.
   Begin: waiting for root file system... ...
ai ele fica nesta mensagem e o boot para por ai
se alguem souber como resolver isto,
desde já agradeço.
Olá,
Tive exatamente este problema, mas como eu não tinha tempo, ainda não mexi... O que está acontecendo é que o IDE está sendo reconhecido como SCSI, tido como acontece com os SATA. Daí acho que tem que mudar no /etc/fstab e na linha de boot para em vez de usar hda usar sda, mas ainda não testei... O que fiz foi voltar a dar boot com o kernel antigo e usar a máquina tal como antes... Qual sua placa mãe? Faz mais de uma semana que tive este problema e só vou mexer nisso hoje, se é que vai dar tempo...
eu também voltei a usar o kernel antigo pois no outro não vai, minha plca mão é uma Asus A7V8X-X, é um modelo básico que saiu a um bom tempo atrás, e meu hd também é IDE.
se der certo posta ai como proceder para fazer as alterações aqui também.

Olá,

Tive um pequeno intervalo e voltei a testar... Minha placa mãe é P4V333, e pelo que vi tem o mesmo chip SiS, o qual apresenta tal problema... Bom, depois do "Begin: waiting for root file system... ... ", acabei entrando em uma reunião rápida e quando voltei, uns 15 minutos depois, esta com um prompt pelo BusyBox, isto é, ganhei acesso root ao sistema com o kernel em questão e o sistema montado num "RAM-Disk". Daí fiz o que sei fazer: criei um diretório para montar o hd que não mais carregava (mkdir hd_fuleiro); montei o hd, que passou de hda para sda, nesse diretório (mount -t ext3 /dev/sda hd_fuleiro); montei as outras partições (home, usr, var, tmp, ...) da mesma forma que a primeira especificando do destino correto (hd_fuleiro/home, hd_fuleiro/usr, hd_fuleiro/var, hd_fuleiro/tmp, hd_fuleiro/...), caso não tenha outras partições, pula esse passo; depois tomo de volta meu sistema com "chroot hd_fuleiro"; agora no meu sistema raíz padrão, mãos a obra:

sed -i 's/hda/sda/g' /etc/fstab
sed -i 's/hda/sda/g' /boot/grub/device.map
sed -i 's/hda/sda/g' /boot/grub/grub.conf
grub-install /dev/sda

Repare que estou com o grub 2, se estiver com versão anterior, então o arquivo a editar é o /boot/grub/menu.lst em vez do /boot/grub/grub.conf.

Para finalizar, saia da jaula, desmonte cada partição na ordem reversa em que montou e reinicie:

sync
exit
umount hd_fuleiro/home; umount hd_fuleiro/usr; umount hd_fuleiro/var; umount hd_fuleiro/tmp; umount hd_fuleiro/...
umout hd_fuleiro
reboot

   Boa Sorte!

--