Re: Sistema de recomendação para pacotes Linux.

Oi Felipe,

On 5/28/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org> wrote:
[ Estou tirando a ubuntu-br do cc:  para evitar o cross posting ]

ok.

        O popcon tem um ranking dos pacotes mais instalados e, com
bastante freqüência, os próprios mantenedores adicionam sugestões
para que o APT possa utilizar esta informação.

        No link do sourceforge eu vi que você utiliza a informação
do popcon como base/referência. Você conhece o debtags? Um dos
criadores (o Enrico Zini) fez alguns [1]experimentos de análise
neste sentido e gerou o Sugestions.gz ainda com vários falso-positivos,
os dados eram interessantes.

1. http://lists.debian.org/debian-www/2007/02/msg00267.html

Conheço sim Felipe, e estou usando as tags para implementar um filtro para recomendar só aplicações GUI ou excluir bibliotecas. Eu tenho planos para fazer a recomendação usando a informação dos tags também e já dei uma olhada em outro experimento do Enrico Zini, o popsuggest ( http://people.debian.org/~enrico/popsuggest.php), também. Na verdade, já entrei em contato com ele sobre o assunto, e estou pra dar uma olhada nos fontes há um bom tempo, mas ainda não consegui.

> Uma das etapas do meu trabalho é o teste e avaliação da solução que eu
> desenvolvi, e para isso eu preciso da ajuda de usuários que estejam
> dispostos a instalar e a usar o sistema. Por isso, venho pedir a
> colaboração do pessoal da lista através deste e-mail.

        Seria legal se você pudesse disponibilizar também um
tar.gz com o código-fonte original para que fosse possível dar
uma olhada (sem precisa puxar direto do CVS).

Uhm, ok, vou fazer um tar.gzão do repositório e colocar na sourceforge.

        Outra dica, é usar a debian-user internacional e/ou a
debian-devel para falar sobre o debommender e conseguir mais
"feedback" e testes em vários ambientes/arquiteturas.

Pra user já enviei ( http://lists.debian.org/debian-user/2007/05/msg03895.html), vou tentar a devel tb, então.

        Eu vi alguns arquivos de exemplo que poderiam ser
removidos do diretório de construção do debian e vi mais alguns
itens, não tive tempo de olhar tudo com calma e testar, mas
parece ser uma idéia interessante. Você pensou em enviá-lo para
os repositórios do Debian?

Ugh, os .ex, certo? Desculpe por isso, eu tive que aprender a montar pacotes "on-the-fly", então  esses primeiros saíram com umas "rebarbas". Eu achei que o dpkg-buildpackage ignorava eles. Bom, vivendo e aprendendo :)

Obrigado pelas dicas,
Diego.