Debian com Internet ( Como )

Olá pessoal, alguns me consideram do lado negro da força mas na realidade sou um usuário experiente em microsoft e não em linux, instalei o Debian-br-ccd ou cdd e ainda não consegui instalar a internet, minha arquitetura de hardware é assim.

Internet - Router - SOs

                          SOs - 2 máquinas: Windows XP

     1 máquina Debian

sou programador C# e quero me interar melhor do linux na área de programação mesmo, mas em que linguagem foi feita o linux?

Como sou muito novo na área do Linux, não adiantaria falar que eu tenho que entrar no módulo x e compilar ou qualquer coisa assim porque não sei mesmo a exemplo conheci agora comandos com ls e cat, mas preciso de ajuda e espero que alguem me indique algum site, documentação ou algo do gênero para leitura ou um passo a passo ao menos para colocar internet no linux.

grato
Abraços.

Diogo Costa Santos

--
Se realmente deseja ter alguma coisa nesta vida, você deve trabalhar para consegui-la. Agora, silêncio! Quero ouvir os números da loteria...