Re: Sistema de recomendação para pacotes Linux.

[ Estou tirando a ubuntu-br do cc:  para evitar o cross posting ]

On 05/27/2007 04:54 PM, Diego Pereira wrote:
> Olá lista,
> (perdão pelo cross-posting)
> Meu nome é Diego Pereira e sou aluno do curso da graduação em Ciência da
> Computação na UFRGS. Estou realizando o meu Trabalho de Conclusão de
> curso, que é um sistema de recomendação de pacotes para Debian e Ubuntu.
>
> O propósito do sistema é avaliar quais pacotes são mais usados em uma
> instalação desses sistemas operacionais e recomendar pacotes novos que
> possam ser úteis, com base nessa informação.

	O popcon tem um ranking dos pacotes mais instalados e, com
bastante freqüência, os próprios mantenedores adicionam sugestões
para que o APT possa utilizar esta informação.

	No link do sourceforge eu vi que você utiliza a informação
do popcon como base/referência. Você conhece o debtags? Um dos
criadores (o Enrico Zini) fez alguns [1]experimentos de análise
neste sentido e gerou o Sugestions.gz ainda com vários falso-positivos,
os dados eram interessantes.

 1. http://lists.debian.org/debian-www/2007/02/msg00267.html

> Uma das etapas do meu trabalho é o teste e avaliação da solução que eu
> desenvolvi, e para isso eu preciso da ajuda de usuários que estejam
> dispostos a instalar e a usar o sistema. Por isso, venho pedir a
> colaboração do pessoal da lista através deste e-mail.

	Seria legal se você pudesse disponibilizar também um
tar.gz com o código-fonte original para que fosse possível dar
uma olhada (sem precisa puxar direto do CVS).

	Outra dica, é usar a debian-user internacional e/ou a
debian-devel para falar sobre o debommender e conseguir mais
"feedback" e testes em vários ambientes/arquiteturas.

> Detalhes sobre como instalar e usar o sistema podem ser encontrados em
> http://debommender.sf.net/, ou diretamente comigo, através de um reply a
> este e-mail.
>
> Desde já agradeço a colaboração,
> Diego Pereira.
> Instituto de Informática / UFRGS.

	Eu vi alguns arquivos de exemplo que poderiam ser
removidos do diretório de construção do debian e vi mais alguns
itens, não tive tempo de olhar tudo com calma e testar, mas
parece ser uma idéia interessante. Você pensou em enviá-lo para
os repositórios do Debian?

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)