Re: Debian é Cópia do Free BSD?

Em 02/01/06, João Salvatti<salvatti@gmail.com> escreveu:
> Olá grupo,

Olá a todos

> não quero que isto se torne um flame, também sei que não se deve
> discutir se um sistema operacional é melhor do que o outro porque cada
> um atende a uma necessitade, mas a este e-mail não pude resistir e vou
> falar um pouco!

tb não quero flames. ;)
mas vou jogar minhas moedinhas no assunto...

> [...]
> desenvolvendo o kernel da!!!
>
> 2 - O apt-get/dpkg foi, é e sempre será originário do Debian/GNU
> Linux. o nativo do FreeBSD é o pkg_add, também muito bom, mais o
> apt-get é mais sofisticado, quem usa os dois sistemas como eu e ama as
> duas filosofias como eu sabe reconhecer onde um é mais bem
> implementado que o outro.
>
> 3 - Sim é verdade o Debian tem um porte do kernel FreeBSD
> (http://www.debian.org/ports/kfreebsd-gnu/).
>
> Aqui tem algumas informções sobre estes sistemas:
>
> http://salvatti.expert.com.br
>
> Espero que isso possa esclarecer um pouco as suas idéias.

o dpkg  e o apt são o q existe de mais atraente no sistema Debian,
logo é uma criação própria e original do debian, que não satisfeitos
ainda criaram seu próprio formato de pacote, .deb, o apt fez tanto
sucesso q logo acabou sendo utilizado em outras distros como red hat e
conectiva (ECA).

Sim, é verdade como o nosso amigo Salvati já explicou bem, mas isso
não é uma exclusividade do kernel BSD, existem esforços no Debian pra
utilização de outros kernels, como por exemplo o hurd, entre outros...

veja:

http://www.gnu.org/software/hurd/hurd.html

Bem aqui é onde vejo a maior deiferença entre os dois sistemas, e que
extinguem qualquer tipo de dúvida sobre a originalidade de ambos... A
licença...
O debian é fundamentado sobre o seu contrato social, que afirma ser
livre enquanto existir, opta por licenças GPL/LGPL, enquanto a
Berkeley Licence Style é uma licença livre, mas tão livre que vc pode
botar um ponto no final do código, fechá-lo e dizer que é seu, como
diz a lenda que Bill Gates fez, copiando centenas de milhares de
códigos BSD para seu sistema operacional, fechando-o e obtendo a
'propriedade intelectual' do SO.

Enfim não sou um radical pra nenhum lado, mas certamente o debian não
é uma cópia de nada que eu conheça pelo menos, é um projeto que admiro
inclusive por sua originalidade. ;). Ouço muitas pessoas falarem mal
do debian, mas morrem de medo ao ver uma linha de comando e
desconhecem o poder dela, normalmente são orfãos de outras distros ou
usam fedora e kurumin para servidores... ecaaaa
Estranhei o fato de seu amigo, que aparentemente gosta de um bom
software, questionar o debian, mas enfim cada um cada um né...

O Windows sim pode ser considerado uma cópia de algumas partes dos
BSD's, no sentido literal da palavra. :p

Abraço
--
Guilherme Rocha
Consultor de Tecnologia