Re: /etc/profile (era: Java)

On 4/17/06, Thiago Arrais wrote:

> Mesma coisa aqui. Só se alguém tiver carregando-o por tabela
> (carregando algum outro script que o carrega). Alguma outra idéia,
> Bruno?

Eu andei lendo um pouco mais sobre o /etc/bash.bashrc e aprendi que
seu uso é configurável em tempo de compilação. No Debian, desde
dezembro de 1999, usa-se esta opção e a "man page" do bash no Debian
foi alterada para documentar isso.

Achei estranho o Thiago comentar que o Fedora não usa, porque usei
bastante o Fedora 1 e podia jurar que eles usavam esse arquivo também.
Talvez isso tenha sido alterado de lá pra cá.

Quanto ao comentário de que o /etc/bash.bashrc deve ser chamado pelo
/etc/profile, faltou destacar o "se você quiser que ele seja usado em
shells de login". Isso é exatamente o que eu venho repetindo aqui:
shells de login (como o do Ctrl+Alt+F1) usam o /etc/profile enquanto
outros shells (como os do xterm, konsole, gnome-terminal, etc.) usam o
/etc/bash.bashrc. Daí a necessidade de configurar variáveis de
ambiente nos dois, que foi o que iniciou toda essa discussão.

Bom, tirando o problema do /etc/bash.bashrc, numa coisa acho que todo
mundo concorda: o /etc/profile só é lido num shell de login.

Os shells dos terminais gráficos não deveriam ser "de login", porque o
usuário já fez login no GDM ou equivalente. Os shells dos scripts de
inicialização não deveriam ser "de login" porque ninguém logou ainda.

Acho que alguma coisa na máquina de vocês deve estar abrindo "shell de
login" quando não deveria. Sugiro que vocês abram um terminal gráfico
e vejam se o bash é de login ou não. Isso pode ser visto na opção
login_shell, assim:

$ shopt | grep login
login_shell     off

Se o de vocês for "on" o caso está encerrado: a culpa é do emulador de
terminal. Se o de vocês também for "off", significa que algum outro
shell antes desse é que foi chamado como login. Resta descobrir onde.
Penso que só poderia ser o X que está fazendo isso, mas não sei onde
procurar isso -- até porque, como as máquinas à minha disposição não
fazem isso, fica difícil... Se eu pensar em alguma coisa, aviso.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/