Re: /etc/profile (era: Java)

On 4/12/06, Thiago Arrais wrote:
> Podemos verificar que as modificacoes ao /etc/profile também valem
> para o modo grafico se definirmos nele uma variavel com um nome
> esquisito (para que nenhum dos scripts posteriores a sobreescreva por
> engano) e um valor qualquer. Depois é só olhar o conteúdo da variável
> em algum shell dentro do modo gráfico.
>
> Para os apressados, no final do /etc/profile:
>
> export VARIAVEL_ESQUISITA='alteracao no /etc/profile'
>
> Depois (de reiniciar ou recarregar seu /etc/profile de outro modo), no shell:
[...]

Já que vocês insistem que isso é verdade, eu usei a sujestão do Thiago
(acima). Rebootei a máquina. A VARIAVEL_ESQUISITA não estava setada,
como era de se esperar.

Convido outros colegas da lista a fazer o teste, postar os resultados
e ajudar a por um fim nessa lenda.

On 4/12/06, Maxwillian Miorim wrote:
> /etc/profile é o arquivo de configurações do SH (bash é uma "melhoria"
> do sh), e no Debian é o shell padrão. O X nada mais é que uma
> aplicação que roda SOBRE o shell, logo HERDA as suas propriedades.

Errado. O X, como qualquer aplicação pode OU NÃO ser chamada por um
shell. Quem usa GDM, KDM, etc. (e é assim num usuário padrão) não tem
o X chamado por um shell.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/