Re: /etc/profile (era: Java)

On 4/14/06, Thiago Arrais wrote:

> O que você está usando aí? Aqui com GDM e Gnome em um sistema Ubuntu
> funcionou. Deve haver alguma configuração que difere entre nossos
> sistemas para fazer o teste falhar para você. Será que não há algum
> script de usuário seu que está limpando o ambiente? É improvável, mas
> possível.

Estou usando GDM com XFCE. Outros usuários na máquina usam GDM com
Gnome. Debian Etch. Só para ter certeza, olhei todos os arquivos de
inicialização do bash. Ninguém "limpa o ambiente" até porque isso
seria meio difícil -- pensando assim rapidamente, não me vem à cabeça
nenhuma forma de apagar todas as variáveis de ambiente.

> Sempre alterei as variáveis que preciso que valham para o sistema
> inteiro (todos os usuários) no /etc/profile e a coisa sempre
> funcionou, com login gráfico (em geral com GDM) ou não.

Eu sempre vejo na lista pessoas que alteram apenas o /etc/profile e
acham estranho que suas variáveis de ambiente não estejam
"funcionando". Aí eu digo para elas alterarem o /etc/bash.bashrc e
elas "passam a funcionar".

Eu dei aula sobre shells durante alguns anos e meus alunos costumavam
aparecer com o mesmo "problema" (alterar o /etc/profile não ser
suficiente), mesmo em outras distros.

Infelizmente, meu pedido para que os colegas da lista façam o teste
que você propôs parece ter sido completamente ignorado... Me parece
mais provável que no seu micro e no do Maxwillian, algum dos arquivos
rc esteja mandando interpretar o /etc/profile.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/