Re: XFS como partição padrão...

Henrique de Moraes Holschuh escreveu:

On Fri, 10 Mar 2006, Fábio Rabelo wrote:
Henrique de Moraes Holschuh escreveu:
tenho péssimas experiências com EXT3 - crashes horríveis e perdas de dados -
Nunca vi ninguém ter problemas desse nível com ext3 em qualquer kernel
estável, você é o primeiro.

Pois então está sabendo de mais um !!! eu ...
E isto aconteceu em servidores de produção, com algum dos Kernels padrão Debian, ou Woody ou Sarge !

Bom, hora de descobrir alguma coisa à respeito, então.

Tem *absoluta certeza* que a RAM, cabos e disco estavam em perfeitas
condições quando ocorreu o crash?  Se tem, que testes usou para determinar
isso?  (não, eu não estou tirando uma com a sua cara, mas "acho que estava"
ou "pareceu rodar tudo bem" ou "rodei memtest por 2h" equivalem a "não tenho
a mínima idéia").
Cabos novos e muito bem conectados, eu sempre verifico isto ANTES de iniciar a instalação de qualquer servidor . Sempre submeto o hardware a diversos testes como crashme, stress e cpuburn ANTES de iniciar a configuração da máquina e tb deixo o memtest86+ rodando por no mínimo 24 horas .
Somente depois de tudo isto é q inicio a configuração da máquina
Tive este problema 9 vezes, e 8 destes HDs ainda estão funcionando perfeitamente até hoje ! Apenas um destes casos poderia ser alguma coisa no HD, pois o mesmo acabou pifando 7 meses depois .

Usou mais de 512MB de RAM sem usar ECC?  Se era ECC, a placa mãe tinha
função de auto reparo de ECC por hardware (conhecido como hardware
scrubbing) ?
Nenhuma das máquinas em q tive estes problemas tinha mais q 512 MB de RAM, isto aconteceu a 2 anos ou mais, pois nos últimos 2 anos instalei TODOS os meus servidores com ReiserFS e desde então não tive mais nenhum problema com sistema de arquivos corrompido . Conheço mais 3 gerentes de TI q tiveram problemas parecidos com o meu, mas eles não são assinantes desta lista ( eles usam exclusivamente Suse Linux ) e q tb depois de migrarem p/ReiserFS não tiveram mais problemas . Pela minha experiência eu diria é que o Sr. é q teve sorte de não perder nada usando ext3 !
pata min este é o fim desta thread ...

Fábio Rabelo