To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Sunday, January 08, 2006 12:08 PM
Subject: Re: pc-conectado

1). Esse foi o nome que escolhemos, precisavamos de um nome para o
projeto

2). Esse nome pode ser mudado, se os usuarios do DEBIANFORDUMMIES
decidirem por isso

3). Ninguém deu bola para o projeto, agora que vocês estão vendo
resultados, vocês vem reclamar do nome?

4). Debian for dummies foi um nome que expressava oque queriamos, e
apenas para fins de conhecimento, nosso projeto não é focado
exclusivamente em debian, mas para todoas as distros, porém como a
maioria de nós usamos debian, a maior parte da documentação fica sendo
para debian, se existir voluntarios para criar documentos para outras
distros, blz, tera documentos para outras distros

5). Nosso publico alvo é o usuário iniciante sim, porém nunca pensamos
em chegar para pegar o publico do pc-conectado, mas sim, pegar usuarios
que tem seus micros instalados em install fests, afinal, todo mundo vai
la, instala, e nao da suporte ( casos especificos ) para esses caras

6). Suporte ? sim, suporte, a ideia é que os usuários entrassem na nossa
lista, coloca-se la sua duvida, com a solução fosse criada a
documentação no wiki, de preferência que os usuários comessassem a
documentar, se queremos criar documentação para iniciantes, precisamos
de iniciantes, um dos focos principais do projeto, seria a parte de
desktop, infelizmente, não estamos tendo muita documentação nessa área,
a maior parte das duvidas que encontramos não focaliza este ponto

7). Porque invés de voces falarem que o nome é ruim, não sugiram outro,
dentro do que sugerirem, o DEBIANFORDUMMIES avalia as opções e decide
caso veja que necessário a alteração disso.

SOMOS UMA COMUNIDADE COM INTUITO DE PROVER SUPORTE E DOCUMENTAÇÃO
FOCALIZADA EM USUÁRIOS COM POUCO GRAU TÉCNICO ( E ATÉ NENHUM ), MAS PARA
ISSO, NÃO BASTA QUE APENAS 2 OU 3 PESSOAS CRIEM DOCUMENTAÇÕES,
PRECISAMOS DA AJUDA DE TODOS, CRITICAS CONSTRUTIVAS SÃO BEM VINDAS,
PORÉM, FAÇA SUGESTÕES INVÉS DE CRITICAR, SERÁ MUITO MELHOR PARA A
COMUNIDADE

Em Dom, 2006-01-08 às 11:46 -0200, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
escreveu:

On 01/08/2006 11:04 AM, Leandro Ferreira wrote:
> No dia 08/01/2006 às 00:40,

[... contexto ...]

> Nesse contexto, debianfordummies não tem nada de errado. Os planos que
> os convênios de saúde vendem aqui se chamam advanced, gold, basic, etc.,
> e ninguém reclama. Já se tornou algo natural. Veja os nomes dos sistemas
> de amortecimento de tênis, por exemplo. Se isso é bom ou ruim, se ataca
> a nossa cultura, aí já é outra (enorme) discussão. Pessoalmente acho que
> é um sintoma e não a causa.

O fato de ninguém reclamar não é argumento de sustentação, ou
seja, um erro não justifica o outro. Críticas deveriam ser bem vindas
e encaradas de frente, tratadas pontualmente não como ofensas mas como
uma opinião que pode expressar a idéia de mais pessoas.

Na debian-l10n-portuguese faz-se o possível para traduzir tudo
o que é possível, localizar o que não se consegue traduzir e contextualizar
o que não se consegue localizar.

> Outro ponto, o projeto é dos caras, eles dão o nome que quiserem. Nomes
> são algo muito pessoal, acho que não cabe uma crítica. Ou vc acha que o
> Kojima deveria ter chamado o windowmaker de fazedordejanelas? Ou
> janelador? Ou janeleiro? gerajanela? criadordejanelas?
>
> Um abraço
>
> Leandro

O Anahuac desenvolve ferramentas que são utilizadas em vários
países e as ferramentas dele têm nomes bem brasileiros (Jegue, Pagode).
Além disso, o fato de carregar "Debian" no nome assume que eles deveriam
estar usando a mesma linha de trabalho do Debian, ou seja, foco nos
usuários e abertura para críticas, idéias e mudanças (se forem necessárias).

E novamente, a sua comparação foi infeliz, o WindowMaker tem um
público alvo diferente do DebianForDummies, note que é exatamente esse
o ponto levantado pelo Cláudio, IMHO, a crítica dele vai ao casamento
entre o nome e o público alvo, nesses termos a crítica faz sentido e
não deve ser encarada como um ataque, mas como algo a ser pensado, até
porque "dummies" não é exatamente o conceito de "novato".

Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)