Re: [PSL-Brasil] Malandragens com SL e $ público

* Boni (listaboni@globo.com) wrote:

> Não precisamos nos preocupar com logísticas, distribuição e quebrar
> as máquinas em 24 vezes, existem muitas empresas aptas a isso e estão
> querendo entrar no projeto, basto oferecer a eles o debian-br-cdd.

Acho que você pode estar certo, mas não podemos "pensar" nas coisas sem
seguir as regras do jeito que eslas são. O Projeto prevê um consórcio,
portanto não adianta chegar uma empresa de logistica sozinha, ou uma de
suporte sozinha.

Se o Debian-BR-CDD, ou qualquer outra distro, for oferecida a um
consórcio em formação, dificilmente haverá tempo habil para montar uma
equipe de suporte e um know-how de atendimento para a distro adotada.
Além da cobra+freedows_consortium+correios+BB, existe outro consorcio
que tem a Conectiva como uma dos parceiros, que obiviamente fornecerá a
sua distro e o excelente suporte e atendimento deles (sei porque já fui
cliente e o suporte e atendimento deles valeram cada centavo!)

A não ser que uma empresa já constituída, como a LinuxPlace, 4Linux e
talz entrem num consórcio com o Debian-BR-CDD, e contratem gente que já
conhece Debian o suficiente para uma empreitada deste tamanho.

> Alguns poderão até montar empresas de prestação de serviço para
> manutenção (software) dessas máquinas.  (Aqui é viagem minha) :)

Pelo projeto, isso não é possível diretamente, uma vez que a garantia é
cancelada caso alguem que não o consórcio mexa na máquina. Mas pode
abrir uma brecha para a terceirização. Obiviamente a Cobra ou a
Conectiva pode estar pensando nisso, pois se o projeto for mesmo pra
frente e não ser mais um "computador do milhão", tertá de ter gente em
todos os estados e em todas as cidades.

> O que não podemos e deixar que na primeira oportunidade de se colocar
> Gnu/Linux em massa na população apoiado pelo governo, e a escolha
> seria um tal de freedows oferecido em OEM que derrepente nem suporte
> vai ter., isso tudo mascarado em SL.

O projeto OBRIGA a garantia e suporte. O pessoal do Freedows está
trabalhando para disponibilizar uma versão livre. Na verdade eu acho que
o freedows é vítima de preconceito, mas se isso existe foi por culpa
deles mesmo, que fizeram as coisas com um péssimo marketing. Eles
quizeram fazer igualzinho a RedHat, mas só copiaram a parte voltada para
o mercado. A parte boa da RedHat, que emprega muitos desenvolvedores e
tem o fedora, eles não copiaram!

> Bom essa é minha opinião, me faz lembrar daquela estória do garoto
> que pegava estrela do mar na praia e jogava no mar novamente .... ele
> estava tentando :)

Como disse, você não está de todo errado. Mas acho que num projeto
desses, é perda de tempo raciocinar sem estar 100% certo.

[]'s
--
   	"Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial,
	pois se é para ser confidencial não poderia ser transitada