Re: problemas com leitura/gravação de dvd (LG4163)

Em Qui 03 Nov 2005 18:11, Douglas A. Augusto escreveu:

> Tive um susto parecido na leitura de DVDs gravados, mas, felizmente, o
> "problema" na verdade era com os módulos 'ide_cd' e 'cdrom', mais
> especificamente quando estavam sendo usados por outros aplicativos (no
> caso o programa 'grip'). O modelo do gravador é o mesmo.
>
> Tente recarregá-los. Remova-os (o comando abaixo espera até que não haja
> processos usando os módulos):
>
>   # rmmod -w ide_cd cdrom

Douglas e demais, primeiro obrigado pelas respostas!

Essa dica do Douglas foi realmente boa. Os erros de leitura pararam, mas
continuo com problemas de gravação. O programa com o qual estava tendo
problemas era outro (kscd), mas foi só fechar ele e parou de dar o erro de
leitura.

Testei duas gravações com o dvd+rw sem erros, e quando fui gravar um dvd+r deu
erro em quase todos os arquivos. Mas o próprio erro é estranho: resolvi
observar onde estavam os erros, e fiquei observando o /proc/kmsg enquanto
fazia um cp * /dev/null (na verdade, um find /cdrom/ -type f -exec cp
{} /dev/null \; ). Resultado: nas duas vezes seguidas em que fiz o teste, o
kernel acusou erros em setores diferentes! A maior parte dos setores
coincidia, mas teve vários a mais e a menos! E aí?

Ivo escreveu:
> Aqui vai a sugestão: que tal um bug report pros mantenedores do kernel?
> Fiz isso no caso do meu drive de CD e obtive resposta de um mantenedor
> brasileiro que trabalhava pra Conectiva. Pesquisem mais um pouco e, caso
> não achem nada desvinculado a kernel, procedam com o relatório. Acho
> bastante válido.

Pois é, Ivo, o problema é saber se o problema é realmente no kernel. Os erros
que estavam sendo acusados na leitura, por exemplo, já foram sanados (vide
acima). E em relação à escrita, será que realmente não é alguma configuração
do sistema? E como ter certeza também de que não é erro de hardware, ou
simplesmente uma mídia de muito má qualidade (hipótese atraente, já que a
maior parte dos testes que fiz com um dvd+rw de outra marca não deram
problemas). Tento realmente me policiar para fazer tudo que está ao meu
alcance antes de enviar um relatório de bug. Já me aconteceu umas duas vezes
de mandar um relatório para o debian e descobrir depois que era uma besteira
na configuração.

Marcos Lazarini escreveu:

> Será que isso, no caso do original, não ocorre pelo tal problema do
> DeCSS (aquele lance de criptografia dos arquivos do DVD)?

Sim, é possível, mas de qualquer forma isso aconteceu também com outros dvds,
que eu mesmo gravei.

> Será que nao tem a ver com o tamanho do iso q vc gerou? tinha gente aqui
> na lista reclamando algum tempo atras disso...

Se fosse o caso, será que não haveria algum aviso em algum lugar? De qualquer
forma, estou usando (através do k3b, na maior parte das vezes) o growisofs
para gravar os dvds, e ele é feito especificamente para gerar imagens iso
on-the-fly para gravação de dvds.

> Se vc estiver usando gnome por exemplo, pode ser causado por aquele
> programa que tenta montar as coisas sozinho, qdo vc já insere o CD/DVD

Sim, essa parte já foi solucionada (ver acima), obrigado, era quase isso.

[]s,

tiago.