Re: problemas com leitura/gravação de dvd (LG4163)

No dia 03/11/2005 às 16:45,
Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br> escreveu:

[...]

> Comecei a fuçar, procurando maiores detalhes nos logs, e acabei
> descobrindo o seguinte: ao colocar qualquer dvd na bandeja (inclusive
> virgem), o kernel fica enviando as seguintes mensagens (mesmo sem
> montar):
>
> <4>hdc: packet command error: status=0x51 { DriveReady SeekComplete
> Error } <4>hdc: packet command error: error=0x54

Tive um susto parecido na leitura de DVDs gravados, mas, felizmente, o
"problema" na verdade era com os módulos 'ide_cd' e 'cdrom', mais
especificamente quando estavam sendo usados por outros aplicativos (no
caso o programa 'grip'). O modelo do gravador é o mesmo.

Tente recarregá-los. Remova-os (o comando abaixo espera até que não haja
processos usando os módulos):

  # rmmod -w ide_cd cdrom

Então monte novamente o DVD e tente lê-los (neste caso normalmente não é
preciso usar o 'modprobe' para carregar os módulos).

Estou usando o kernel 2.6.13.4. Aliás, basta não estar usando o 'grip'
para que a leitura ocorra numa boa, embora não deixe de ser um
comportamento estranho (mas certamente não do hardware).

--
Douglas Augusto
                                                             [Netiqueta]