problemas com leitura/gravação de dvd (LG4163)

Boa tarde a todos!

Estou tendo problemas com meu gravador de dvds, e não consigo chegar a um
diagnóstico que me permita fazer uma busca eficiente no google ou na lista...
O problema é o seguinte:

Instalei o gravador já tem algumas semanas, e aparentemente tudo estava
funcionando direitinho. Gravei vários dvds, assisti alguns dvds-video
alugados, até que fui usar um dos dvds gravados e descobri que um dos
arquivos estava corrompido; um cp retorna a seguinte mensagem:

$ cp /cdrom/VIDEO_TS/VTS_01_0.BUP /dev/null
cp: lendo `/cdrom/VIDEO_TS/VTS_01_0.BUP': Erro de entrada/saída

(este exemplo é tirado de um dvd-video original que deu o mesmo erro).

Comecei a verificar os demais dvds que tinha gravado e descobri que vários
deles tinham erros. Aí começou a dificuldade. Alguns dvds gravam
perfeitamente enquanto outros dão problema. Tentei gravar pelo kurumim, e os
três testes que fiz deram certo, mas como o problema é eventual pode ser que
também acontecesse no kurumim.

Comecei a fuçar, procurando maiores detalhes nos logs, e acabei descobrindo o
seguinte: ao colocar qualquer dvd na bandeja (inclusive virgem), o kernel
fica enviando as seguintes mensagens (mesmo sem montar):

<4>hdc: packet command error: status=0x51 { DriveReady SeekComplete Error }
<4>hdc: packet command error: error=0x54

No caso de um disco virgem, aparece ainda, de vez em quando, a seguinte
mensagem (que me parece normal):

<6>cdrom: This disc doesn't have any tracks I recognize!

Reconheço o erro por já ter tido e já ter visto muitas vezes aqui na lista
como um bom indicador de que um disco rígido está quase pifando. No entanto,
com o kurumim este erro não aparece.

Estou usando sarge, com kernel 2.6.8-2-k7, em um duron 1200. O gravador de dvd
está ligado na segunda porta ide, tenho um gravador de cds na primeira porta
e dois discos rígidos, um na terceira e um na quarta porta (hde/hdg).

Continuo fazendo mais gravações (com um dvd-rw agora, para não perder mais
discos), mas gostaria de saber se alguém tem alguma idéia...

obrigado,

tiago.