Re: problemas com leitura/gravação de dvd (LG4163)

Tiago Saboga wrote:
Boa tarde a todos!

Estou tendo problemas com meu gravador de dvds, e não consigo chegar a um diagnóstico que me permita fazer uma busca eficiente no google ou na lista... O problema é o seguinte:

Instalei o gravador já tem algumas semanas, e aparentemente tudo estava funcionando direitinho. Gravei vários dvds, assisti alguns dvds-video alugados, até que fui usar um dos dvds gravados e descobri que um dos arquivos estava corrompido; um cp retorna a seguinte mensagem:
$ cp /cdrom/VIDEO_TS/VTS_01_0.BUP /dev/null
cp: lendo `/cdrom/VIDEO_TS/VTS_01_0.BUP': Erro de entrada/saída

(este exemplo é tirado de um dvd-video original que deu o mesmo erro).

Será que isso, no caso do original, não ocorre pelo tal problema do DeCSS (aquele lance de criptografia dos arquivos do DVD)?

Comecei a verificar os demais dvds que tinha gravado e descobri que vários deles tinham erros. Aí começou a dificuldade. Alguns dvds gravam perfeitamente enquanto outros dão problema. Tentei gravar pelo kurumim, e os três testes que fiz deram certo, mas como o problema é eventual pode ser que também acontecesse no kurumim.

Será que nao tem a ver com o tamanho do iso q vc gerou? tinha gente aqui na lista reclamando algum tempo atras disso...

Comecei a fuçar, procurando maiores detalhes nos logs, e acabei descobrindo o seguinte: ao colocar qualquer dvd na bandeja (inclusive virgem), o kernel fica enviando as seguintes mensagens (mesmo sem montar):
<4>hdc: packet command error: status=0x51 { DriveReady SeekComplete Error }
<4>hdc: packet command error: error=0x54

No caso de um disco virgem, aparece ainda, de vez em quando, a seguinte mensagem (que me parece normal):

<6>cdrom: This disc doesn't have any tracks I recognize!

Se vc estiver usando gnome por exemplo, pode ser causado por aquele programa que tenta montar as coisas sozinho, qdo vc já insere o CD/DVD

Reconheço o erro por já ter tido e já ter visto muitas vezes aqui na lista como um bom indicador de que um disco rígido está quase pifando. No entanto, com o kurumim este erro não aparece.

O kurumin usa KDE, não é? pode ser que seja isso que falei acima

--
Marcos