Re: [OFF-TOPIC] curta (documentário ou ficção) a respeito de Software livre

No dia 27/10/2005 às 16:58,
Bruno de Oliveira Schneider <boschneider@gmail.com> escreveu:

> Se foi coisa do Ecad, eu não sei. Mas penso que a cobrança por
> execução pública só existe por causa dos direitos autorais. Portanto,
> se existisse "uso justo", ele evitaria a cobrança por execução pública
> nesses casos. Além disso, penso que a definição de execução pública é
> a mesma para música e para filmes.

Trabalhei em uma loja que tinha som ambiente, um rádio e algumas
caixinhas de som. E pagávamos ao Ecad por causa disso, todos os meses. Não sei
como está agora, isso foi na década de 90. E sempre fiquei curioso de
saber como o Ecad dividia o dinheiro entre os autores/cantores de
músicas.

Agora, essa da escola ser multada é uma enorme crueldade.

Outra coisa, mostrar um filme (legal) aos alunos não entra no uso
doméstico? Ou doméstico é apenas dentro de casa? Puxa vida, se mostrar
um filme legal, locado legalmente, a uns 20 alunos é ilegal, então, fica
difícil trabalhar com esse tipo de conteúdo.

E pagar a quem para mostrar "Procurando Nemo" a alunos de jardim de
infância? A quem se paga isso? Sinceramente, não tinha idéia de que era
assim. Nunca vi um professor pagar para mostrar um filme a seus alunos.
Sou professor, fiz universidade pública, vi filmes durante o curso e
nunca me falaram disso. Uma das professoras era doutora pela Sorbonne,
uma senhora espanhola, e estou certo que ela ignorava esse detalhe.

Não estou duvidando, apenas estou chocado.

Estou lendo o livro "Cultura libre", que pode ser livremente baixado na
internet (Acho que foi no dicas-l que vi o anúncio, não lembro de onde
baixei). Ele faz uma longa análise dessa história de copyright, p2p,
napster, etc. Muito interessante, recomendo.

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

	Como Deus nao pode alterar o passado, e obrigado a depender
	dos historiadores.
		-- Samuel Butler