Re: [OFF-TOPIC] curta (documentário ou ficção) a respeito de Software livre

On 10/26/05, Rafael Evangelista wrote:
> Sim, não está liberado. Mas o que estou dizendo é que existe a figura
> jurídica do "uso justo". Não sei sobre a legislação brasileira (não sou
> advogado), mas sei que existe uma permissão legal para que se faça
> certos usos de uma obra que violariam o copyright. Entre esses usos está
> certamente o educativo. Se, por exemplo, adquiri legalmente um CD, tenho
> permissão para fazer um "backup" dele para o caso de a cópia original se
> estragar ou ser roubada. No caso da exibição educativa, conseguir uma
> cópia da obra usando o torrent poderia ser comparado a um amigo
> [...]

Isso já está ficando OFF-TOPIC, mas achei interessante fazer um comentário.

Até onde sei (talvez algum advogado da lista possa ajudar a
esclarecer), não existe "uso justo" no Brasil. Esse negócio de "uso
justo" é coisa válida nos EUA. Uma escola que exibe um filme, mesmo
que com fins educacionais, sem pagar direitos autorais está fora da
lei.

Já vi escola pública ser multada porque durante uma festa junina,
apareceu fiscalização e a diretora estava usando uns CDs dela (os CDs
não eram piratas) para fazer o som. É um absurdo, mas é assim que
funciona.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/