stable/testing/unstable (era: xorg)

Em Sex 09 Set 2005 10:21, RicardoFunke escreveu:

> Engraçado, porque sempre tive medo de usar esses repositórios. Usando
> esses repositórios eu não estaria usando aplicativos com problemas de
> estabilidade? Eu achava que o stable seria um repositório com todos os
> aplicativos que fossem considerados estáveis. Quer dizer que o xorg
> por exemplo, nunca irá para o stable? sempre ficará no testing?

Olá!

Esta thread está virando uma confusão, e eu mesmo já contribui para isso.
Vamos tentar sistematizar um pouco.

Os pacotes novos sempre entram no debian pela unstable (sim, há também a
experimental, mas vamos deixar isso de lado por aqui), e depois, de acordo
com determinados critérios, passam para a testing. De vez em quando, a
testing é congelada (frozen) e se torna a nova stable. A partir daí, nenhum
pacote novo entra na nova stable. Ou seja: a unstable e a testing são
atualizadas pacote por pacote, enquanto a stable é atualizada de uma só vez,
de vez em quando (a última vez demorou anos - passagem da woody para a sarge
- mas agora há um grande esforço em agilizar o processo). Só dois tipos de
modificação são permitidos na stable: correções de segurança (disponíveis no
repositório security) e alterações de pacotes voláteis (como anti-virus, por
exemplo - e esta é uma novidade da sarge).

Alguns aqui aconselharam o uso da testing para desktop. Eu diria que cada um
deve pesar bem as vantagens e desvantagens de cada escolha para si mesmo.
Assim que sai uma nova versão estável, a tendência é que a testing fique
muito instável, uma vez que vários pacotes estavam esperando para serem
atualizados. É o que está acontecendo agora: a testing está passando por
várias transições difíceis, que afetam grande parte do sistema, como
xfree86->xorg, gcc->4.0, kde etc. Ao mesmo tempo, os pacotes da sarge ainda
são muito recentes, de forma que as funcionalidades adicionais das novas
versões são muito poucas. Ou seja, continuo com a sarge.

[]s,

tiago.