Re: TCC - Debian

Oi Leandro,

On Ter, Agosto 30, 2005 11:51 pm, Leandro Ferreira disse:
> No dia 29/08/2005 às 23:54,

> Realmente, descobri do pior jeito, citar fontes da internet vale
> pouco no meio acadêmico. :-/

Depende. Existem vários periódicos online que têm seu valor. O que
eu quis dizer é outra coisa: é fácil achar na Internet, sem fazer
nenhum esforço monumental, toda a legislação, história, organização
do Debian. Como exemplo (tudo bem, eu sou chato): reprovei o
relatório de uma aluno porque fiz a procura da primeira frase do
relatório dele e bateu com a primeira ocorrência no Google!!

> Porém, acho a parte da política debian fascinante, e digo isso como
> usuário.
> Acho que daria um bom estudo de caso sobre como um grupo de
> pessoas pode organizar um projeto.

Sim, mas minhas perguntas (se estivesse na banca) seriam:
- Que conclusões você poderia tirar disto ?
- Em que você usou os conhecimentos do seu curso para fazer este
trabalho ?
- como este modelo se compara com os outros (o que daria um
trabalhão) ?

> Lembro que quando comecei com debian,
> em 2002, era um sistema bem menos conhecido. Hoje, é a base de
> várias
> distros e é muito mais usada. Enquanto isso, distros comerciais
> morreram ou beijaram a lona.

Eu ainda guardo o CD com o Debian 1.0 (pré-Toy Story) 1995 (nem era
ELF). Veio junto com o Slackware 3.0 (ELF release), Red Hat 2.1.,
kernel 1.2.13 e XFree 3.1.2. Pior que tinha um LiveCD e só o
Slackware instalava através do CD.

> Descobrir o motivo dessa popularidade improvável talvez desse um bom
> TCC. Debian não está agradando apenas um bando de nerds escovadores
> de
> bits. Por que? Talvez responder essa pergunta pudesse ser útil para
> poder reproduzir o que deu certo no Debian em outros projetos.

Pois é, eu particularmente acho que é dependente da estrutura da
rede de relacionamento do Debian (provavelmente scale-free). É muito
robusta face à entrada e saída de membros (DD). É frágil quanto a
ataques dirigidos, mas uma situação desta não é muito provável, já
que os principais DD estão espalhados pelo mundo..

[]s
--
Thadeu Penna                 Linux User #50500
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-