Re: udf no linux

Fiz alguns testes novos com o UDF e vou relatar os resultados aqui.

Primeiro eu formatei um CDRW com o InCD num Windows (não achei nenhuma
opção de formatação nele, simplesmente havia a possibilidade de
formatar). Levei o meu CD formatado para o meu Debian Etch kernel
2.6.8 e tentei montar: "mount -t udf /dev/hdc /mnt/udf" -> ele montava
como ReadOnly com a mensagem "mount: block device /dev/hdc is
write-protected, mounting read-only". A mesma coisa aconteceu depois
de um "modprobe udf".

Notei que realmente o CD montava como iso9660 sem dar erro.

Então eu troquei meu kernel por um 2.6.11 (porque o
kernel-image-2.6-686 depende do 2.6.8 ao invés do 2.6.11, ele não
deveria depender do mais recente?).

Tentei de novo montar como udf, tendo os mesmos resultados de antes.

Entao montei usando os dispositivos do udftools, no meu caso
/dev/pktcdvd/lg (configurado no /etc/init.d/udftools): "mount -t udf
/dev/pktcdvd/lg /mnt/udf" e funcionou!

Entretanto, o CD foi montado com permissões 777, o que não me parece
bom, eu experimentei algumas opcoes no mount e notei que ele não honra
a opcão "uid=", apesar de estar no man...

Bom, eu não tive tempo para tentar entender o que houve com as
permissões e ownership dos arquivos, mas só de estar gravando no CD já
é um bom avanço. Convido outras pessoas a fazer testes e contribuir
neste tópico.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/