Re: Instalar via código fonte ou via pacote? (era: Re: DFD no LINUX)

* Marcos Vinicius Lazarini (lazarini@nics.unicamp.br) wrote:

> Não é bem verdade - vc pode desligar, por exemplo, suporte a IPv6,
> jackd, arts, etc. Não sei qual o impacto efetivo que isso teria, mas
> dá diferença sim.

Hoje já se encontra pacotes debian com esses variantes. Encontra-se até
openoffice.org com e sem sem java!!! Mas se for preciso compilar para
gerar uma versão com uma funcionalidade ADICIONAL com a aplicação de um
patch eu farei toda hora, mas se for só para ficar vendo letrinha
subindo no monitor ou para ganhar 12~20 % eu to fora.

Só para exemplificar: instalei o .deb oficial do aMule e ele caia após
uns 30~40 segundos de execussão. Baixei o fonte do debian e compilei
mudando uma flag lá no controlador da aparência e resolveu o problema.

> Pq vc tem poder de processamento ou tempo de execução sobrando! :-)

Não é só por isso, é porque eu realmente acredito que perder 8~9 horas
compilando um mozilla para ganhar 20% de tempo de abertura não compensa.

> Até pq o kernel genério tem muuuita coisa que vc não usa, e em casos
> de recursos escassos, isso faz diferenca. Por isso a gente compila.

Sim, mas mencionei que em desktop de uso geral eu não compilo mais.
Principalmente depois do discover+hotplug, que chama o módulo de
qualquer novo hardware espetado na máquina que seja suportado. Cancei de
recompilar o kernel toda vez que adiciono alguma coisa na minha máquina.

> Sou conceito de otimização é diferente do dele. Pra vc, um ganho de
> 5 em 60 é desprezível, e no caso dele não. Aos poucos a gente vai
> espremendo e tirando leite de pedra, e ficando cada vez mais exigente.

Ganho de 5 em 60 pra mim NÃO é desprezivel, o que questiono é que vou
ter de investir muito para obter esses 5. Se for, por exemplo, para
resolver um problema, como citei o caso do aMule, ou para adicionar um
patch com uma funcionalidade que eu quero, compilo numa boa. Mas só para
"otimizar" não.

> Eu já compilei o KDE, OpenOffice, Mozilla, tudo com -O3. Vou falar
> pra vc, a diferença é nítida, eu diria que é de cerca de uns 20% (num
> belo chute). Nada revolucionário. O problema é que o binário ocupou o
> triplo do espaco em disco em relacao ao que eu esperava...

Se você não tem um dual-processor com 1GB de RAM e HD SCSI UDMA, deve
ter demorado uma semana para compilar isso tudo ... Para daí a seis
meses ter de compilar tudo de novo porque saiu a nova versão!!!

[]'s
--
   	"Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial,
	pois se é para ser confidencial não poderia ser transitada