Re: Instalar via código fonte ou via pacote? (era: Re: DFD no LINUX)

* Alcione Ferreira (alcione.sombra@gmail.com) wrote:

> Tenho uma máquina que se for instalar atravez de pacotes
> pré-compilados, o sistemas não rodarão de uma forma eficiente.
> soh por isso!

Já pensei assim, mas percebi que isso não é beeeem assim não. Cada
programa tem os requisitos mínimos de consumo de memória, cpu, tem,
etc... e não é na compilação que isso melhora.

Hoje só uso pacotes compilados, observando apenas a versão pronta para
minha arquitetura. Nem kernel eu compilo mais.

Claro que ha situações em que compilar é preciso, como compilei um
kernel pelado para um 486 que serve de servidor de impressão, ou o
gscmxx aplicando o patch para meu siemens CF62.
Mas para uso geral não.

> Outra coisa é que me faz aprender um pouco mais do meu sistema,
> olhando a parte de teste que o source faz pelo ./configure

Também já pensei assim, e até resisti a deixar de usar slackware em
favor de uma distro que usa pacotes compilados como debian por
causa desta sensação de que temos maior controle e aprendemos mais com a
compilação manual de programas. Mas hoje eu penso diferente: O que se
aprende vendo aquele tanto de caracter subindo na tela quando se digita
'make'??? O que se aprende lendo o config.cache, quando não se tem nem
noção da estrutura de localização dos headers ?????

A prova disso são as zilhares de perguntas e outros palavrões do pessoal
que precisa de winmodem e nvidia no gnu/linux. Se fosse mesmo fonte de
aprendizado, bastava tentar até conseguir. Né não???

> acho que fica mais otimizado o programa.

Fica nada. Compile o OpenOffcie.org ou o Mozilla e meça quanto houve de
melhora. Esses sim eu compilaria se melhorasse de 1 minuto para 30
segundos para abrir, mas não melhora em nada.

Hoje uso os binarios compilados mesmo, e se eu mesmo tiver de compilar
or algum motivo, uso o auto-apt e o debhelper para gerar meu .deb, para
então instalar. ./configure && make && make install nunca mais!!!

[]'s
--
   	"Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial,
	pois se é para ser confidencial não poderia ser transitada