Re: Dúvidas de quem acaba de chegar...

* roberto bech (robertobech@gmail.com) wrote:

> Quando falei em migrar do kde para o Gnome, quis dizer, por exemplo: o
> que substitui o kppp no gnome?

Basicamente o que tem num tem no outro, o que muda é a API. Programas
para gnome usam a GTK, e kde usa QT. Só para ficar neste exemplo, tem o
gnome-ppp ;)

O que eu faço é procurar pela funcionalidade do programa, usando
apt-cache search <função>. Neste caso, apt-cache search ppp

> Se o pessoal do Debian é contrário à distribuição dos drivers de
> softmodens - o que eu entendo e até mesmo concordo - o que eles
> sugerem que os usuários destes façam, que comprem um modem adequado?

hahahahaha, isso seria perfeito. Mas não é isso que pregamos. Se o
usuário tem um softmodem cujo driver que provê o suporte é livre, ele
poderá sim ser incluído no CDD. Mas se o driver para este tem alguma
restrição, ele não poderá ser incluído. Portanto não temos nada contra
softmodems, nem contra driver proprietários. O que não vamos fazer é
piratear software, ou desrespeitar a vontade do desenvolvedor expressa
na licença.

> Mais uma vez, não estou criticando, na verdade até acho que eles tem
> razão. Quais seriam os modens recomendados para quem tem linha discada
> e usa o Debian? E quanto custam, mais ou menos?

Existem sim softmodems com drivers livres, acesse limodems.org e veja
uma lista.

> Uma última pergunta: baixando o Debian-br, poderei atualizá-lo para a
> versão final sem problemas quando ela sair? Vejo que há uma opção para
> atualizar o debian-br na parte de download, para quem já tinha uma
> versão mais antiga. Quero saber porque quero instalar para valer, e
> não reinstalar tudo depois que sair a versão final. Tudo é atualizável
> via apt ou sei lá como?

O CDD é o debian sarge, você pode usar o apt para acessar os
repositórios oficiais do debian e atualizar :)

> E perdoem o amadorismo das perguntas, agora é que estou começando a
> "fuçar" o Linux e entendendo como tudo funciona. Obrigado...

Vá em frente, e não desanime só porque tem um monte de manuais para ler
;)

[]'s
--
   	"Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial,
	pois se é para ser confidencial não poderia ser transitada