Dúvidas de quem acaba de chegar...

Olá a todos.

Usei por um ano o Kurumin, e decidi migrar para o Debian em busca de
um sistema mais estável - embora o kurumin tenha se mostrado muito
bom, na minha opinião. Mas tenho várias dúvidas sobre o Debian-BR:

1- O Debian-BR é igual ao Debian, só que traduzido, correto? Se eu
pegar o debian em inglês posso baixar um pacote de internacionalização
depois, para "transformá-lo" no debian-br?

2- O Desktop padrão é o gnome, quero mesmo conhece-lo melhor... mas
alguém pode recomendar um bom guia de migração kde->Gnome, indicando
programas equivalentes etc?

3- Esse beta atual do Debian-br já está bem estável? Posso usar sem
medo? Quando deve sair o 1.0?

4- Não vem cm suporte a softmodens, como no Kurumin, correto? O manual
do Kurumin ensina a compilar os drivers, alguém sabe se é o mesmo
procedimento no Debian?

5- Posso instalar o CD1 do debian-br + os outros cds do debian
estrangeiro sem problemas?

6- Sou tradutor. Como posso ajudar na tradução do Debian?

Obrigado, e desculpem, algumas dúvidas são bem ridículas...