Re: Dúvidas de quem acaba de chegar...

On Thu, 17 Feb 2005 16:29:35 -0300, roberto bech <robertobech@gmail.com> wrote:
> Olá a todos.
Olá irmão. :-)

> Usei por um ano o Kurumin, e decidi migrar para o Debian em busca de
> um sistema mais estável - embora o kurumin tenha se mostrado muito
> bom, na minha opinião. Mas tenho várias dúvidas sobre o Debian-BR:
>
> 1- O Debian-BR é igual ao Debian, só que traduzido, correto? Se eu
> pegar o debian em inglês posso baixar um pacote de internacionalização
> depois, para "transformá-lo" no debian-br?
É algo chamado localização. O projeto Debian-Br CDD (CDDs são
distribuições customizadas para uma determinada localidade). Em
verdade é o mesmo Debian só que com algo peculiar a mais, sacou?, a
nossa língua p.ex, alguns temas, papéis de parede, e drivers mais
usados aqui.

> 2- O Desktop padrão é o gnome, quero mesmo conhece-lo melhor... mas
> alguém pode recomendar um bom guia de migração kde->Gnome, indicando
> programas equivalentes etc?
Vc pode instalar o KDE sem problemas e conviver com ambos na mesma
máquina numa boa Depois vc mesmo irá vendo em qual vc melhor se
realiza. Lembre-se que o KDE está nos repositórios Debian um apt-get e
vc o terá ai... Na versão final (estável) ele virá em algum dos CDs
oficiais. O Debian BR não exclui o KDE, nem usa o GNOME em detrimento
daquela interface gráfica, é que além de aumentar o tamanho da imagem,
falta no Brasil que dê o devido suporte ao KDE nas ISOs
pré-lançamento... nada de bairrismo como dizem sacou?

> 3- Esse beta atual do Debian-br já está bem estável? Posso usar sem
> medo? Quando deve sair o 1.0?
Olha o pessoal do debian costuma dizer que o Debian fica pronto quando
estiver pronto (risos). Mas é assim que a comunidade faz, vai
construindo "all the time". Em verdade vc. pode baixar e instalar sim,
o novo Debian está demorando um pouco entre outras coisas  devido a
fatores de migração do sarge, pois quem usa a versão estável antiga (e
tem motivos para só usar a versão estável) deve migrar sem nenhuma dor
de cabeça, entendeu?. Enão eles estão testando exaustivamente a
migração de uma versão para outra em diversas plataformas que o Debian
suporta. Por isso demora... mas é a garantia que vc vai ter tudo
funcionando.
Outra coisa, vc. vai logo se acostumar com o velho apt-get que vc. usa
no kurumin e atualizar sempre sua versão pre. Quando a sarge chegar
estável vc. já vai estar (praticamente) nela.

> 4- Não vem cm suporte a softmodens, como no Kurumin, correto? O manual
> do Kurumin ensina a compilar os drivers, alguém sabe se é o mesmo
> procedimento no Debian?

Devido a questões de licenças, mas vc. pode pegar, por sua conta e não
queimando o nome do Debian e instalá-los "a la vonte". Em verdade vc
pode pegar os drivers que tinha no Kurumin e instalar no debian e mais
aprender com os scripts do Morimoto, inclusive modificar aqui e ali e
usar normalmente em seu Debian.
Outra vantagem que vc pode tirar do kurumin é que alguns pacotes que
vc instalou via apt-get podem ser copiados numa determinada pasta do
debian e mandar instalar sem ter que baixar tudo novamente (tem posts
de como fazer isso aqui na lista).

> 5- Posso instalar o CD1 do debian-br + os outros cds do debian
> estrangeiro sem problemas?

Sem problema algum!
> 6- Sou tradutor. Como posso ajudar na tradução do Debian?

Ótimo. Mais um ajudando a comunidade. Na pagina da Debian-BR.org tem
uma lista para tradutores onde vc pode se inscrever e ajudar-nos.

> Obrigado, e desculpem, algumas dúvidas são bem ridículas...

Que é isso rapaz... ridículo é não saber e continuar na mesma por medo
de perguntar.
Bem vindo ao Debian World