Re: RES: Chamada para testes do novo instalador Debian

Olá Matheus,

On Tue, Jul 13, 2004 at 02:32:07AM -0300, Matheus Vieira wrote:
> Não vejo nada de mal com a instalação da Debian,é uma instalação
> avançada que possui muitas opções que outras distribuições escolhem pra
> você.Na minha opinião quem não tem noção do que está fazendo deve
> instalar o Mandrake ou Red Hat,e deixar a Debian para usuários um pouco
> mais avançados,que não teriam muitos problemas com a instalação-claro
> que eu acho que eles devem incluir sempre o melhor suporte a hardware,o
> maior número de módulos possível,mas por mim poderiam continuar com o
> velho padrão de instalação em modo texto e com dezenas de opções.

Pessoalmente, também adoro o instalador Debian, mas a idéia do projeto
Debian não é simplesmente fazer algo bom somente para mim ou para você,
que estamos satisfeitos com o que já existe, e sim criar algo utilizável
e desejável pela maioria dos usuários.

Lógico, nem sempre dá para satisfazer a todos, mas acredito que a
filosofia de ser genérico do Debian é a correta e deve ser seguida,
possivelmente com CDDs (Custom Debian Distributions) específicos para
atender a usuários com necessidades específicas.

> Eu uso a Debian aqui em casa, e junto com o Slackware  são as
> distribuições mais estáveis que eu experimentei,tb tenho instalado
> mandrake,red hat e kurumin,mas não têm a mesma estabilidade e leveza.O
> Slack é meu preferido.

Também acho o Slackware uma boa distribuição, apesar de tè-lo usado
pouco. Aliás, sempre digo ao pessoal de onde trabalho que, **para meu
uso pessoal**, Slackware seria minha opçã caso Debian não existisse.

Também trabalho bastante com Red Hat devido a ter que dar suporte a
servidores de clientes que o utilizam, mas aos poucos estou conseguindo
mostrar a eles, sem obrigá-los a fazer nada, que o Debian é uma melhor
opção.

> Na verdade eu não conheço o novo instalador do Debian,e se for apenas
> por detectar o hardware eu aprovo a mudança,mas se for deixar um
> instalador estilo next,next,next eu prefiro o velho instalador.

Acredite, detecção de hardware *é* importante. E muito. Não trata-se
apenas de poder ter suporte fácil a sua nova cãmera USB ou ao seu
novíssimo gadget do momento. Suporte a controladores SCSI atuais, discos
SATA, controladores RAID e diversos outros dispositivos importantes
também merecem serem reconhcidos e trabalharem bem sob Debian.

Claro, além da detecção de hardware, ainda existem mais opções no novo
instalador, como suporte a RAID via software e LVM, suporte ao sistemas
de arquivos FAT16, FAT32, ext2, ext3, ReiserFS, XFS e JFS no momento da
instalação, escolha de kernels da série 2.4 ou 2.6, suporte decente a
internacionalização e um design modular que permite fácil modificação
(bem, fácil se comparada ao instalador antigo), o que nos permite
trabalhar para aperfeiçoar nossa CDD, o Debian-BR-CDD.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas e que você também goste do
novo instalador. Teste-o, não irá se arrepender :-)

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||