Re: Compartilhar conexão!

william wrote:

> Ola Boni,
> O razão de utilizar um servidor para isto é que la em casa tem horas
> em que fica dificil acessar, meu irmão mais novo fica baixando musica
> e clips, meu primo tbm, meu irmão mais velho quer baixar filmes para
> assistir, tudo ao mesmo tempo, dai a conexão fica pior que discada,
> por isto quero compartilhar com um servidor para que ele divida por
> igual para todos os usuarios sem que nem um fique com conexão lenta.

O script abaixo deve dar para começar. Você vai ter que ajustar os
valores do jeito que você quer. Foi feito para rodar na interface
interna (eth1) desse servidor, que deverá ter duas placas.

Do jeito que está, o servidor garante pelo menos 1/4 da banda para cada
máquina.

#!/bin/sh

tc qdisc add dev eth1 root handle 1: cbq bandwidth 256kbit avpkt 1000
tc class add dev eth1 parent 1: classid 1:1 cbq rate 256kbit avpkt 1000
tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:10 cbq rate 64kbit \
   avpkt 1000
tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:11 cbq rate 64kbit \
   avpkt 1000
tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:12 cbq rate 64kbit \
   avpkt 1000
tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:13 cbq rate 64kbit \
   avpkt 1000

tc filter add dev eth1 protocol ip parent 1:0 prio 1 u32 \
   match ip src 192.168.0.2 0xffff flowid 1:10
tc filter add dev eth1 protocol ip parent 1:0 prio 1 u32 \
   match ip src 192.168.0.3 0xffff flowid 1:11
tc filter add dev eth1 protocol ip parent 1:0 prio 1 u32 \
   match ip src 192.168.0.4 0xffff flowid 1:12
tc filter add dev eth1 protocol ip parent 1:0 prio 1 u32 \
   match ip src 192.168.0.5 0xffff flowid 1:13

Atenciosamente,

--
André Carezia
Eng. de Telecomunicações