Re: Compartilhar conexão!

william pereira de paula wrote:

*/Boni <listaboni@globo.com>/* wrote:

    Em Qui 02 Dez 2004 16:30, william pereira de paula escreveu:
> [...]
    dinamica (
     > não sei se este termo seria o correto) com os numeros de maquinas
     > acessando a net naquele instante. Tipo quando tivesse 2 maquinas
    acessando
     > a net o servidor deveria dividir a largura de banda em 2, se foçe
    tres em 3
     > assim por diante. Como posso fazer isto?
     > Obrigado.
     >
     > P.S: Pretendo instalar o debian em um Pentium II 233 MHz, so para
    servir de
     > servido, de internet, arquivo (SAMBA, pra o ruindows do meu pai e

    Ola Willian, tenho em minha casa um server (slackware) + Virtua 300
    com 3
    máquinas plugadas, pensei em fazer a divisão de banda mas achei
    besteira e
    desisti, cheguei a ligar um squid para brecar uns sites (sobrinha).
    Agora, no começo eu utilizei um P 1 MMX 200, ai passei para um P II
    1 GigHz
    com 256 de ram, tá funcionando bem e não tenho problemas de banda,
    será que
    não vai prejudicar a performance geral nas máquinas com esse recurso de
    redução de banda? Pra isso vc não necessitaria de um server melhor?

> [...]
> O razão de utilizar um servidor para isto é que la em casa tem horas em
> que fica dificil acessar, meu irmão mais novo fica baixando musica e
> clips, meu primo tbm, meu irmão mais velho quer baixar filmes para
> assistir, tudo ao mesmo tempo, dai a conexão fica pior que discada, por
> isto quero compartilhar com um servidor para que ele divida por igual
> para todos os usuarios sem que nem um fique com conexão lenta. Quanto a
> o servidor ele vai ser um servidor dedicado, so mode texto sem teclado e
> monitor. 128 MB de ram ( se a placa aguentar ) por isto acho que aguenta.

Willian, mais alguns comentários...

Pra um speedy 600 com muitas regras do firewall, talvez um P233 não de conta do recado... vc vai ter q fazer alguns testes pra confirmar. Aqui em casa eh um 486 33 Mhz pra um speedy 256 - qdo 3 máquinas estao fazendo download ao mesmo tempo, ele fica semi-carregado - dá uma média de 60% a 70% de CPU.
Outra coisa: ele tem placa de rede de 10 Mbps, mas chega no maximo a 1/3 disso..

Como está hoje? Vc já está usando a máquina como gateway? No meu eu uso o mais simples q achei - e já deu uma desafogada; procure no site q mandei agora ha pouco a parte que fala de TBF.

--
Marcos