[OT]Re: Linux vs. outros S.O. (longo)

Em Seg, 2004-11-08 às 13:33 -0200, G.Paulo escreveu:
> On Fri, 05 Nov 2004 09:43:40 -0200
> Luiz Carcerelli <lccarcerelli@yahoo.com.br> wrote:
>

> 	Isto é um comentário a algumas mensagens anteriores que falavam de windows, linux, Telemar e contas telefônicas. Só peguei o gancho para tocar num tema que me parece importante.

> [...]
Eu concordo. E suscitando algo mais amplo:

Para grande parte dos usuários leigos em informática, o Windows continua
sendo o principal S.O. (isso por diversos fatores: já vem instalado na
maioria dos pcs novos, maior _comercialização_ de softwares no mercado
na plataforma windows, maior número de pessoas dominam o S.O.
consequentemente maior n° de professores  e etc.). A maioria deles (no
Brasil) não paga pelo Windows (se isso acontecesse muitas pessoas
passarian a considerar o linux...). Eu penso ser importantíssimo a
adesão de novos usuários e a formação de novos conhecedores no Linux,
pois é a comunidade de usuários que viabiliza um S.O.(o linux, antes,
tinha a cara de S.O. para desenvolvedores). Assim sendo, é importante o
desenvolvimento de distros mais "amigáveis"(na minha opinião a melhor
delas é o mandrake, sem dúvida) como o kurimim (que é um live-cd que
permite introduzir as pessoas no funcionamento do Linux), mas apesar da
minha postura, não consigo deixar de criticar certas práticas, como usar
um emulador para executar o kazaa (coisa que já foi implementada no
kurimim). Por isso tudo, eu penso que devemos receber com hospitalidade
qualquer usuário que venha postar dúvidas na lista. Se ele postar
dúvidas sobre outras distros, informemos educamente a lista correta para
que ele poste suas dúvidas explicando os motivos... se alguém se
prontifica a responder, penso que seria correto responder
individualmente para o remetente da dúvida (sem incluir a lista), afinal
devemos preservar o caráter da lista senão vira bagunça...
Agora, com relação a discussões sobre vantagens/desvantagens, problemas,
objetivos e comparações entre distros/ferramentas, eu penso que pode ser
saudável (use [OT]) desde que não se parta para práticas como:
questionar o conhecimento do outro em informática; pressupor, instigar
e/ou desejar que o outro utilize seu pc ou O.S. da mesma forma, e para
os mesmos fins, que você (isso vale para windowsmanegers, desktops, e
outras ferramentas que vc julgue serem melhores), e outras práticas mais
que podem se supor por estas que citei (vide discussão entre Boni e
Carcerelli). Portanto eu penso que é necessário que sanemos as dúvidas
(deixando de lado esse negócio de "sou um usuário mais entendido", ou, a
debian não precisa de tal "espécie" de usuário) de usuários de outras
distros(kurimim por exemplo), ou do windows, que estejam iniciando na
debian. Se a dúvida dele já foi sanada em mensagens anteriores,
coloquemos um link para ela. Se você se chateia com certas perguntas
que, segundo você, poderiam ser sanadas com uma simples "googlada", seja
paciente, responda e aponte alternativas para que ele não precise
recorrer à lista novamente com tais questionamentos.
Mas, voltando ao assunto que eu queria realmente colocar: o
majoritariedade do windows muitas vezes prejudica os usuários Linux e de
outros S.O. já cansei de escutar: "uai, mas isso é linux!", "você usa
linux?!", "por que vc não pode instalar esse programa que eu te
indiquei?", "Sistema Requerido: win 95, 98...", "para usar estes
arquivos vc precisará do finale, baixe aqui". tudo que você vai fazer em
computadores já se pressupõe que você tenha um windows e office
instalado. isso tira a liberdade, na minha opinião. assim como, e eu
fico muito raivoso com isso, os sites de ultimamente que não funcionam
sem antes botar um cookie no seu pc. isso me dá nos nervos!!!!!!!! antes
tudo funcionava sem os malditos cookies, por que diabos (perdão pela
expressão) qualquer site agora exige que você permita cookies?! São tudo
face de um mesma moeda. São todos atentados à liberdade.

sem mais, por enquanto
(perdão pela mensagem longa (e talvez confusa))

--
mandioca
mandioca@mighty.co.za