Linux vs. outros S.O.

On Fri, 05 Nov 2004 09:43:40 -0200
Luiz Carcerelli <lccarcerelli@yahoo.com.br> wrote:

> De fato é verdade, mas tenta conseguir suporte ao Linux na Telemar até
> conseguir o DNS é difícil. Ou seja não são responsaeis pela
> vulnerabilidade do Ruindows, mas não dão suporte a outro SO.

	Isto é um comentário a algumas mensagens anteriores que falavam de windows, linux, Telemar e contas telefônicas. Só peguei o gancho para tocar num tema que me parece importante.

	Sei que o assunto é meio fora de tópico, mas tenho visto vários casos de pessoas que não utilizam Linux em suas máquinas domésticas porque para instalar e configurar o Linux "tem que ser cobra". Meu chefe é um deles. Teve que pagar $ para trocar seu windows ME por um XP só porque não tinha coragem de encarar a "fera" do Linux.

	De fato, instalar, configurar, compilar kernel etc. no Debian é um inferno. Eu só faço porque gosto. Mas tem muita gente para quem o computador é só uma ferramenta. Entendem do assunto tanto quanto eu entendo de mecânica de automóveis: nada. E mesmo assim querem utilizar um computador, da mesma forma que eu utilizo um automóvel. Só para exemplificar, vocês acham que existem quantos advogados capazes de compreender a sintaxe de um comando #chmod -or <file-name>  ? (isso não é critica aos advogados. Eu sou um deles)

	Para estes usuários *tem que haver* algo mais simples. Particularmente, instalei para testes aqui uma versão do XANDROS (a partir de um cd que veio na  Linux Magazine n.2). Gostei. Não precisei configurar nada na mão (exceto o som que no meu caso sempre foi uma complicação) e posso utilizá-lo sem pensar muito. Embora seja baseada na Debian, esta não é uma distribuição gratuita. Parece-me, inclusive, que a versão completa (paga) inclui fortíssima compatibilidade com o S.O. da MS.
	 Vou continuar na Debian, principalmente porque tenho muito a aprender. Mas vocês não acham que estas distos mais "faceis" deveriam ter seu uso incentivado, mesmo por nós?

Saudações.
G.Paulo.