Re: Servidor X remoto

Em Sex 27 Ago 2004 23:30, giovanithome@ibest.com.br escreveu:
> Olá, todos!
>
> Tenho um problema para resolver e tenho encontrado bastante dicas na
> internet mas a maioria contraditória. Tenho 8 pentium 133 com 16 mb memória
> e um servidor. A idéia é logar o servidor x remotamente.

Como o André já respondeu, a sua memória é um fator que pode criar algumas
dificuldades. Mas já usei um pentium 150 com 16 MB durante um tempo dessa
forma e dava para usar (mas a perda de desempenho é visível).

> Alguém tem um passo-a-passo de como fazer isso (ou onde procurar)?

Além do ltsp, que o André também já indicou, olhe no www.tldp.org, HOWTOs
organizados por categoria, networking. Em especial o mais geral,
networking-overview-HOWTO, e o mais específico para o seu caso: DHCP-HOWTO.

E também esses dois:
http://bulma.net/body.phtml?nIdNoticia=1588&nIdPage=3
http://www.tldp.org/HOWTO/XDM-Xterm/config.html

> Li em vários lugares que, depois de configurar o servidor, seria apenas,
> por exemplo, acessar o server por ssh e executar o X. é isso mesmo?

Outros já esclaceram este ponto...

> Ah! Mais uma: quando um computador com o X funcionando inicializa, por
> padrão, abre o xdm/kdm/gdm... tem como estas máquinas cliente já iniciarem
> o X remotamente e ficar esperando para que o usuário dê o login e começe a
> trabalhar?

Sim, e é muito simples. Se o servidor for sempre o mesmo computador, você pode
usar o *dm do servidor, e o usuário sequer percebe a diferença de uma máquina
para a outra. Para isso, você precisa configurar o *dm para aceitar conexões
remotas, e lançar o X nos clientes (de preferência no boot) da seguinte
forma:

X --query hostname

ou algo muito parecido ;-) Você vai achar referências a isto nos links acima.
Tenho uma rede funcionando assim; se tiver mais dúvidas, pergunte (e, se
quiser, mande uma cópia direto para mim, porque nem sempre consigo olhar
todas as mensagens da lista.)

> Agradeço a ajuda.
>
> Um abraço.
>
> thomé.