Servidor X remoto

Olá, todos!

Tenho um problema para resolver e tenho encontrado bastante dicas na
internet mas a maioria contraditória. Tenho 8 pentium 133 com 16 mb memória
e um servidor. A idéia é logar o servidor x remotamente.

Alguém tem um passo-a-passo de como fazer isso (ou onde procurar)?

Li em vários lugares que, depois de configurar o servidor, seria apenas, por
exemplo, acessar o server por ssh e executar o X. é isso mesmo?

Ah! Mais uma: quando um computador com o X funcionando inicializa, por
padrão, abre o xdm/kdm/gdm... tem como estas máquinas cliente já iniciarem o
X remotamente e ficar esperando para que o usuário dê o login e começe a
trabalhar?

Agradeço a ajuda.

Um abraço.

thomé.