Re: Servidor X remoto / ltsp

Olá,
Se quiser mesmo rodar linux, abrindo uma sessão ssh e chamando programas X de
lá, é possível via ssh corretamente configurado pela documentação.
Só que você, com tão pouca ram nas máquinas vai enfrentar problemas.
Ocorre que o servidor X, ao contrário do que você intui, fica na máquina
local.
O programa chamado roda no servidor, portanto é um servidor de aplicativos.
Logo o cliente X fica no servidor (!)
O que você ganha é que o programa chamado roda no servidor, na velocidade
dele.
Mas precisará um mínimo de ram para ter um X rodando bem na máquina local,
mesmo sem o espaço que seria tomado pelo programa.
Bem o negócio é testar.
Num PI 266 com 64 MB ram até vai razoável que uso numa das máquinas que me
cederam.
Terá de verificar qual o X mais enxuto que conseguirás configurar na máquina
local.
Acho que vais precisar uns 32 MB para um ambiente gráfico aceitável.

O http://www.ltsp.org é uma alternativa diferente.
Você poderá testar rapidamente usando uma Debian-CDD que já tem gerenciamento
do ltsp e conseqüências do modo mais simplificado possível. (talvez abrindo
mão de algumas flexibilidades)
http://www.skolelinux.org
O site já tem algumas partes em português.
A vantagem de usar um Debian-CDD é grande.
boa sorte.

André Felipe
http://www.andrefelipemachado.hpg.ig.com.br/linux/index.html