Re: 2 problemas

No dia 15/02/2004 às 00:08,
Leandro Ferreira <leandro@androle.pro.br> escreveu:

> Douglas
>
> Procurei por esses programas (cpuburn e crashme) que vc indicou para o
> Marcelo. Antes de usá-los queria te perguntar se vc já usou e não estragou
> o seu micro.
>
> Fiquei cabreiro com os avisos de dano, mas queria testar o meu
> sistema.

O  que ele  vai  fazer é  levar  seu  computador ao  limite,  para testar  a
estabilidade  do seu  sistema na  carga máxima  de CPU. O  aviso dele  é que
se  o  seu  computador  não  tiver  um  sistema  de  resfriamento  adequado,
ele  pode  aquecer  consideravelmente. Geralmente quando  o  micro  esquenta
demasiadamente, acontece um  boot ou então a máquina  trava. Apesar de raro,
pode  danificar sim  o  hardware. Dependendo da  sua  placa-mãe, é  possível
programar  o computador  para  desligar automaticamente  quando alcança  uma
determinada temperatura.

O ideal é fazer este teste juntamente com o monitoramento de calor, tanto da
CPU quanto da  placa-mãe. Mas é interessante fazê-lo, não  só pelo estresse,
mas para saber se seu sistema de resfriamento é suficiente, para o caso onde
possa ocorrer um calor excessivo e  eventualmente você não estiver por perto
(por exemplo, se algum problema entra em loop infinito, o consumo de CPU vai
lá no topo, a temperatura vai junto).

Mas  primeiro eu  aconselho a  fazer o  teste de  memória (memtest  -- teste
completo ~7h), pois este detecta  diversos problemas além do estritamente de
memória, inclusive  (mas não tanto)  de aquecimento do  sistema. Aliás, este
teste é recomendado fazê-lo sempre ao adquirir algum hardware novo (memória,
placa-mãe, etc) ou quando há suspeitas de instabilidades (boot, travamentos,
etc) do sistema.

--
Douglas Augusto
                                    [Netiqueta]