2 problemas

Olá,
Tenho duas perguntas meio vagas. Justamente por serem vagas eu não consegui
achar uma resposta em outras fontes porque não sei direito quais palavras
chave usar.

1) Meu Debian está tendo alguns surtos de lentidão. Em dados momentos, a luz
do hd fica piscando incessantemente e tudo fica lento, como se um processo
muito pesado estivesse sendo executado. Depois de alguns segundos ele volta
ao normal. Só que quando isso acontece eu não estou fazendo nada de mais, no
máximo digitando algo no console. Não é um problema do modo gráfico, pois
notei isso mesmo antes de instalar o X. Aliás, esse problema já tinha
aparecido quando a instalação estava beeeem básica, sem quase nada. Alguma
idéia do que possa estar acontecendo?

2) Duas vezes o linux deu uma travada geral. Não sei se foi coicidência, mas
nas duas eu estava usando ou havia acabado de usar o bzip2 ou o bunzip2. Eu
estava (des)compactando uns arquivos quando de repente o bzip2 passou a
reportar mensagem de erro na (des)compactação de quaisquer arquivos que eu
tentasse. Tentei deslogar  e tudo travou de vez (a tela inclusive ficou toda
distorcida). Depois que reiniciei o computador, logei normalmente e tentei
de novo rodar o bzip2 nos mesmos arquivos. E deu certo. Dada a maldita lei
de Murphy, o problema já não está mais ocorrendo há algum tempo, por isso
não pude copiar e colar aqui a mensagem de erro que o bzip2 tinha dado.
Alguma idéia sobre isso?

Desculpem pela descrição meio vaga dos problemas, mas não tenho como
detalhar muito mais.

Obrigado,
-Marcelo