Re: 2 problemas

> Aqui deve  ser a execução  do 'find' via  'updatedb', para a  atualização
do
banco de  dados do comando  'locate'. Como padrão esta operação  é realizada
diariamente, e compreende cadastrar todos os  arquivos do seu HD, o que leva
um bom tempo.

Mas aí não deveria ser só um surto longo?
Eu estou tendo vários surtos curtos no mesmo dia.

- gerar um disco de boot com o memtest86, e deixar testando sua máquina;
- baixar (apt-get) um programa de estresse de máquina e rodá-lo por um
  tempo.

Ok, vou tentar.