Re: Atualização

Em  Thu, 22 Jan 2004 13:10:15 -0300 (ART)
wesley <xfreelinux@yahoo.com.br> escreveu:

> [...]
> podem ser atualizados.
>
> O problema é o seguinte eu tenho em minha máquina o
> gnome e o kde instalado, e a atualização antes do kde
> chegava em torno de 30 às vezes 40 MB agora com o KDE
> instalado a atualização está berando 115MB. Quero o
> KDE pois minha esposa está começando a entrar no mundo
> Linux e ela preferi o KDE ao Gnome, então estou preso
> a ele.
>
> Obrigado.
>
> Obs.: O problema de fazer uma atualização tão grande é
> o fato de meu acesso a internet ser discado e a taxa
Olá amigo

Sobre o Kde o pessoal já te respondeu. Vou apenas dar uma dica.
Apague tudo o que vc não usa. Também sofro com conexão discada, e é o
cúmulo ter de baixar mais 3 ou 4 megas por causa do pacote xxxx-doc, que eu
não uso, ou o programa yyyyyy, que também não uso, etc., mas que na hora da
atualização fico obrigado a atualizar.

Então a dica é essa, tenha na máquina apenas o que precisa mesmo, senão vai
ficar furioso na hora de atualizar e tiver de atualizar o que não usa.

Veja os programas do kde que vc não usa, anote os nomes, e use o aptitude
para apagar tudo. Se não usa nada do gnome, apague tudo o que tiver
relação com o gnome.

Eu pessoalmente faço isso pela linha de comando. Procuro uma lib que o
programa que quero apagar usa e mando bala nela, o bicho vel atrás igual a
raiz de arbusto. Tipo, uso o programa aaaa, e apago a libaaaa, o programa
aaaa vai junto.

Acho que para gnome é libgnome, ou algo parecido. Basta dar
um:
apt-get --purge libgnome*

E o sistema tira eu acho que quase tudo relacionado a gnome.

Só não esqueça que muitos programas legais se vão tb, tipo anjuta,
gnumeric, etc.

E use o pulso único do fim de semana, não deixando acumular atualizações.
Dificilmente tive de baixar mais de 20 megas. Só quando tem atualização do
OpenOffice, ai eu choro :(

Eu atualizo todos os finais de semana. Conecto na sexta depois da
meia-noite(que tecnicamente já é sábado) e deixo baixando enquanto vou
dormir. Se tiver de parar o processo, não há problema, ele continua depois
de onde parou.

Vc tb pode por no crontab uma linha para conectar, baixar, e desconectar da
internet, depois da meia-noite durante a semana. Nunca fiz isso, mas deve
dar certo

tipo:

Primeiro, como segurança, coloque no crontab um poff MeuProvedor todos os
dias uns 15 minutos antes de acabar o horário de pulso único. No meu caso
termina às 8:00 e deixo para desconectar às 7:45, por garantia de
diferenças entre o meu relógio e o da telefônica.
Isso é muito bom, para garantir.
Já tive o desprazer de dormir navegando na internet  e acordar no outro dia
às 10:00 e estar conectado :((((
Esse é o verdadeiro dinheiro posto fora.

Um exemplo de crontab:

20	0	*	*	1-5	/usr/bin/pon MeuProvedor
30	0	*	*	1-5	/usr/bin/apt-get update && apt-get -uy --download-only
dist-upgrade
45	7	*	*	1-5	/usr/bin/poff MeuProvedor

leia sobre o crontab e o cron e o apt-get. O --download-only faz que o apt
apenas baixe os pacotes, e não os instale. Ai vc pode chegar depois e dar
apt-get-uy dist-upgrade e ele atualiza com o foi baixado antes.

Se vc limpar os programas em excesso, e usar essa tática de deixar o pc
trabalhando nas madrugadas, a atualização vair ser bem mais fácil(ou,
possível aonde antes seria impossível).

E não reclame! Quando comecei a usar debian tinha um modem de 14400!!
Dava 1,7 KB/s em dia bom :-)))

 Um abraço

Leandro