Re: Kernel 2.6.1 + asus A7S266 = sem som

Em Thu, Jan 22, 2004 at 05:54:52PM -0200, Flavio Alberto Lopes Soares escreveu:

> Como configuro o esound para usar o ALSA ?

Um bom começo é instalar o pacote libesd-alsa, ou libesd-alsa0,
desinstalando o libesd padrão. Não te dou uma explicação passo-a-passo
porque não uso o esd; deve ter alguma seção no gnomecc (gnome control
centre) que lida com a configuração do esd, não? Mas, de qualquer forma,
instale o libesd-alsa0.

> a série 2.6 tem pelo menos até agora algum problema semelhante no driver
> da i810.

Duvido que seja problema no driver, já que para mim funciona
perfeitamente (só que estou usando KDE e ARTS, em vez de GNOME e
EsounD), e tenho o mesmo hardware (i.e., dispositivo de som) que você.

> Vou compilar o kernel 2.6.1 na minha máquina de casa (um K6 II Compaq
> com som ESS Allegro (Maestro 3)) e instalar o ALSA pra ver o que
> acontece, se der certo posso desconfiar do driver da i810.

> Estranho, já ví máquinas linux com ReiserFS apagar em queda de energia
> de forma repentina várias vezes mas nunca ví isso não, será que você não
> achou um bug ?

É, até hoje não sei o que aconteceu. Eu ia viajar (Natal) e deixei a
máquina ligada para pegar meus e-mails enquanto estava fora (cê sabe,
e-mail do iG de 5 MB, e a onda de spam lotando a caixa a cada hora...
fetchmail + procmail + cron comandam!); eu tinha instalado o linux 2.6.0
no dia anterior. Pois bem, configurei a máquina, desliguei o monitor e
fui embora. Quando cheguei, três dias depois, a máquina estava toda
travada, e minha caixa de e-mail, lotada há tempos. Nada do que eu fazia
dava certo. A luz do HD estava ligada direto, sem nem piscar. Usei o
dedão mesmo (reset); quando o Linux acordou, achou o sistema de arquivos
corrompido. Alguns arquivos do sistema não estavam acessíveis, como
/usr/lib/libstdc++*... Tentei recuperar o erro, mas ficou foi pior.
Resultado: cometi uma heresia e reinstalei o Linux com ext3. Ainda fico
sem saber (porque eu não estava aqui quando aconteceu) se foi queda de
energia, ou problema no HD, ou problema no driver... Depois eu olhei o
changelog do 2.6.1 e vi que eles andaram mexendo em alguma coisa no
subsistema ReiserFS.

--
Emacs is a great operating system---it lacks a good editor, though.