Re: Kernel 2.6.1 + asus A7S266 = sem som

Em Wed, Jan 21, 2004 at 06:28:41PM -0200, Flavio Alberto Lopes Soares escreveu:
> Olá a todos,
>
> hoje compilei o kernel 2.6.1 no meu Debian Unstable e coloquei para
> rodar na máquina do meu trabalho (placa Asus A7S266 Athlon 1800 chipset
> SIS740 som intel i810) porém observei que o som não funciona de jeito

Sempre ouvi dizer que a Asus só fazia placas-mãe de primeira linha...
SiS 740 não é o que eu chamaria de primeira linha (as placas-mãe
PC-Chips M810, para Athlon, têm esse mesmo chipset)

> O efeito observado é o seguinte, quando rodo o XMMS usando o ESD no
> Gnome ele aparentemente toca (dá pra ver o VU trabalhando feito louco)
> mas o som não sai, não dá erro nenhum, isto tanto usando plugin de saida
> ESound como o ALSA (que instalei e compilei os drivers no 2.6.X e estou
> pela primeira vez me aventurando a usar), se aumento o som das caixas
> acústicas no máximo e mexo no applet de controle de volume do
> gnome-panel díminuindo e aumentando o mesmo dá pra se ouvir uns ruídos,
> muito estrando...

Creio que o caminho é usar o ALSA no Linux 2.6; compile-o como módulo, e
também a emulação OSS; assegure-se de que não tem nenhum módulo OSS
compilado. Além disso, instale as ferramentas de suporte ao ALSA do
debian: apt-get install alsa-*; brinque com o alsamixer, e configure o
esound para usar o ALSA em vez de OSS.

Em minha placa-mãe PC-Chips com chipset SiS 740, se eu compilo os
drivers de som direto no quérnel, não consigo nada; se, ao contrário, os
compilo como módulos, e os carrego depois, tudo funciona bastante bem.

> PS: tirando este problema o kernel 2.6.1 está show demais, muito rápido
> e aparentemente mais confiável.

É, está bastante mais rápido. No 2.6.0, não sei se foi azar meu, falta
de energia ou o quê, mas tive um problema feio com meu sistema de
arquivos ReiserFS... tive de (HEREGE, hehehe) reinstalar o sistema...
Dessa vez, com ext3.

--
Emacs is a great operating system---it lacks a good editor, though.