Kernel 2.6.1 + asus A7S266 = sem som

Olá a todos,

hoje compilei o kernel 2.6.1 no meu Debian Unstable e coloquei para
rodar na máquina do meu trabalho (placa Asus A7S266 Athlon 1800 chipset
SIS740 som intel i810) porém observei que o som não funciona de jeito
nenhum, isto aconteceu também no kernel 2.6.0 (várias versões) e no
2.4.20, estranhamente usei o mesmo arquivo de configuração do kernel
2.4.20 na compilação do 2.4.22 e funcionou perfeitamente, conclui que os
arquivos do driver no 2.4.20 tem alguma "caca", existe a possibilidade
desta "caca" estar dentro do kernel 2.6.X ou eu estou fazendo algo de
errado ?
O efeito observado é o seguinte, quando rodo o XMMS usando o ESD no
Gnome ele aparentemente toca (dá pra ver o VU trabalhando feito louco)
mas o som não sai, não dá erro nenhum, isto tanto usando plugin de saida
ESound como o ALSA (que instalei e compilei os drivers no 2.6.X e estou
pela primeira vez me aventurando a usar), se aumento o som das caixas
acústicas no máximo e mexo no applet de controle de volume do
gnome-panel díminuindo e aumentando o mesmo dá pra se ouvir uns ruídos,
muito estrando...

Alguém já observou o efeito e tem uma solução ?

Obrigado a todos
Sucesso

PS: tirando este problema o kernel 2.6.1 está show demais, muito rápido
e aparentemente mais confiável.
--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br