Re: Kernel 2.6.1 + asus A7S266 = sem som

Em Qua, 2004-01-21 às 19:14, José de Paula escreveu:

> Sempre ouvi dizer que a Asus só fazia placas-mãe de primeira linha...
> SiS 740 não é o que eu chamaria de primeira linha (as placas-mãe
> PC-Chips M810, para Athlon, têm esse mesmo chipset)

Era o que eu pensava também...

> Creio que o caminho é usar o ALSA no Linux 2.6; compile-o como módulo, e
> também a emulação OSS; assegure-se de que não tem nenhum módulo OSS
> compilado. Além disso, instale as ferramentas de suporte ao ALSA do
> debian: apt-get install alsa-*; brinque com o alsamixer, e configure o
> esound para usar o ALSA em vez de OSS.

Como configuro o esound para usar o ALSA ?

> Em minha placa-mãe PC-Chips com chipset SiS 740, se eu compilo os
> drivers de som direto no quérnel, não consigo nada; se, ao contrário, os
> compilo como módulos, e os carrego depois, tudo funciona bastante bem.

É estranho, está tudo feito do jeito que você disse, drivers alsa como
módulo, sem OSS, só emulado, só não sei configurar o esound, porém está
acontecendo da mesma forma que acontecia no kernel 2.4.20 ou seja nenhum
erro mas também nenhum som, a única diferença era que no 2.4.20 eu usava
o OSS e não o ALSA, foi só fazer o download do 2.4.22, usar o mesmo
.config do 2.4.20, compilar, rodar e o som estava OK, então imaginei que
a série 2.6 tem pelo menos até agora algum problema semelhante no driver
da i810.

Vou compilar o kernel 2.6.1 na minha máquina de casa (um K6 II Compaq
com som ESS Allegro (Maestro 3)) e instalar o ALSA pra ver o que
acontece, se der certo posso desconfiar do driver da i810.

> É, está bastante mais rápido. No 2.6.0, não sei se foi azar meu, falta
> de energia ou o quê, mas tive um problema feio com meu sistema de
> arquivos ReiserFS... tive de (HEREGE, hehehe) reinstalar o sistema...
> Dessa vez, com ext3.

Estranho, já ví máquinas linux com ReiserFS apagar em queda de energia
de forma repentina várias vezes mas nunca ví isso não, será que você não
achou um bug ?

Valeu

Sucesso

Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br
MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
http://www.maqplas.com.br