Debian e opensource

Olá,

Uma coisa que já aprendi é: se está na Debian é código livre.

Porém, isto garante que será sempre livre? O contexto da minha pergunta se insere na nova versão, número 2, para o programa QCAD 1.5. Em [1] está uma tabela de preço para adquirir o programa.

Isto significa que não posso usar a versão 1.5 sem pagar?

O programa terá suas atualizações interrompida?

O código fonte da versão 1.5 não é mais livre?

Na mesma página pode encontrar um arquivo para baixar com o código fonte. Eu posso compilá-lo na minha máquina mas não posso passar o programa compilado adiante?

Não estou entendendo nada.Quem puder me explique por favor...

Grato.

[1] http://www.ribbonsoft.com/rs_shop.html

--
Savio M. Ramos - Arquiteto