Re: Debian e opensource

In the last exciting episode, Savio Ramos wrote:
> Uma coisa que já aprendi é: se está na Debian é código livre.
Mais ou menos.  A distribuição Debian baseia-se em software livre,
segundo a definição da Debian Free Software Guidelines[1].  Porém,
um sistema Debian dá suporte à software não-livre, se as pessoas
quiserem usá-lo.  Estes vão na seção "non-free".  Tem também a seção
"contrib", para software livre que depende de software não livre.

Se quiser usar apenas software livre, apague as seções "contrib" e
"non-free" de seu /etc/apt/sources.list.

Cada pacote Debian é distribuído sobre uma licença particular (embora a
grande maioria use as licenças mais famosas, disponíveis em
/usr/share/common-licenses).  Você pode ler os termos da licença de qualquer
pacote no arquivo /usr/share/doc/nome_do_pacote/copyright .

> Porém, isto garante que será sempre livre?
Não.  A DFSG permite licenças como as do BSD, que não restringem o
relicenseamento de programas derivados.  Uma empresa que use uma licença
neste estilo pode perfeitamente passar o produto para proprietário a
partir da versão X.

A licença GPL garante que todos os produtos derivados serão livres,
então se seu programa estiver na GPL, pode ficar tranqüilo.

> O contexto da minha pergunta se insere na nova versão, número 2, para o
> programa QCAD 1.5. Em [1] está uma tabela de preço para adquirir o programa.
Em primeiro lugar, o que você tem é uma dúvida relativa à licença.
Quando estiver com estas dúvidas você tem de examinar a licença particular de
seu programa, nas versões antigas e novas.

Em segundo lugar, note que software livre não é o mesmo que software
gratuito.  É perfeitamente possível cobrar de software livre, desde que
você não impeça as pessoas de copiá-lo e redistribuí-lo.

Li o FAQ do QCad e eles dizem que a versão para Windows é proprietária,
enquanto a licença das versões para MacOS X e GNU/Linux é a GPL.
Programas sobre a GPL garantidamente são e continuarão livres.  Então
a resposta para suas perguntas fica:

> Isto significa que não posso usar a versão 1.5 sem pagar?
Não, pode usar o quanto quiser.
> O programa terá suas atualizações interrompida?
Depende da empresa, mas se isso acontecer, nada impede a comunidade de
pegar o código e mantê-lo.
> O código fonte da versão 1.5 não é mais livre?
É, sim.
> Na mesma página pode encontrar um arquivo para baixar com o código fonte.
> Eu posso compilá-lo na minha máquina mas não posso passar o programa
> compilado adiante?
Pode compilar e passar pra onde quiser, nos termos da GPL.

[1] http://www.debian.org/social_contract
--
Leonardo Boiko
http://quarto128.homeunix.net:128