Re: Debian e opensource

Savio Ramos <savio.debian@terra.com.br> writes:

> Olá,
>
> Uma coisa que já aprendi é: se está na Debian é código livre.

Não. Se por livre entendes códigos "Debian Free Software Guidelines"
compatíveis (códigos licenciados sob a GPL, por exemplo), nem todo
código na árvore Debian é livre. Um dos ramos, lembre, é "non-free". E
este nome não é arbitrário: os programas ali distribuidos tem restrições.

> [...]
> pergunta
> se insere na nova versão, número 2, para o programa QCAD 1.5.
> Em [1] está uma tabela de preço para adquirir o programa.
>
> Isto significa que não posso usar a versão 1.5 sem pagar?
>
> O programa terá suas atualizações interrompida?
>
> O código fonte da versão 1.5 não é mais livre?
>
> Na mesma página pode encontrar um arquivo para baixar com o código
> fonte. Eu posso compilá-lo na minha máquina mas não posso passar o
> programa compilado adiante?
>
> Não estou entendendo nada.Quem puder me explique por favor...

Até onde pude entender, qcad 1.5 é distribuido na main, e é licenciado
sob a GPL (cf a licença em /usr/share/doc/qcad/). Enquanto tal é
livre.

O que o desenvolvedor vende não pode ser o direito de usar o programa,
desde que este é GPL! Ele está vendendo o "pacote", que tu não precisas
comprar se usas Debian/GNU Linux.

Há algo de ilegal nisto? Não, ele pode vender este programa. Você pode
vendê-lo! A GPL apenas obriga que você disponibilize os fontes, não
limita o direito de cobrar pelo software. Livre não é sinônimo de
grátis!

Tua pergunta é muito importante pois ajuda a esclarecer um mal-entendido
corriqueiro.

Por favor, os mais experientes que me corrijam se estiver equivocado.

djí nada
té+v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!