Re: Ajudem um novato

Em Sun, Oct 05, 2003 at 09:43:55PM -0200, Emanuel Amaral Schimidt escreveu:

> Olá pessoal!
>
> Estive testando tudo o que me disseram, mas infelizmente nenhum
> funcionou...Minha versão do Debian é a 2.0.0.1, se não me engano. (mas
> certeza que é 2. alguma coisa, ehehehe). Vou separar meio por área e
> dizer o que houve:
>
> ADSL:
>
> O comando que me deram foi apt-get install rp-pppoe. Ele diz que procura
> pela árvore de arquivos, mas diz que não existe. O outro era rpm -qa

Você está num Debian; logo, não existe rpm. Você deve instalar uma
versão mais nova (a atual é a 3.0) do Debian. Muita coisa que você lê
sobre Linux não se aplica ao Debian, principalmente em relação ao
gerenciamento de pacotes: a maior parte do que se escreve por aí tem em
vista o RedHat ou distribuições baseadas no RPM (RedHat Package
Manager); a maioria das distros se baseiam nele, mas o Debian é baseado
em outro sistema, completamente diferente: o apt e o dpkg.

Em um Debian mais novo com certeza você terá esse pacote rp-pppoe; é só
instalar, e na própria instalação ele te pede os dados relevantes (nome
de usuário e senha), e já fica tudo configurado.

> CD-Rom:
>
> Com o código mount -t iso9660/dev/cdrom/cdrom (ou mount -t

Os espaços nos comandos são importantes, assim como letras
maiúsculas/minúsculas. Lembre-se, você não está no DOS. O comando certo
é:

mount -t iso9660 /dev/cdrom /cdrom

Os espaços, mais uma vez, são importantes. Substitua /dev/cdrom por
/dev/hdc, /dev/hdb e /dev/hdd, caso você tenha problema. Isso deve
funcionar mesmo no seu Debian 2.x.

Mas é assim mesmo, devagar se vai ao longe... Continue postando suas
dúvidas, que faremos o possível para ir respondendo.

--
"Hell is empty, and all the devils are here"
              -- W. Shakespeare, The Tempest