Re: IDEs e software livre

On Fri, 22 Aug 2003 00:23:49 -0300
José de Paula <jose_de_paula@ig.com.br> wrote:

> Acabei de ver hoje, o NetBeans NÃO é GPL. Ele é distribuído sob a mesma
> licença do Java, a Sun Public License, além de alguns componentes
> licenciados com a licença do Apache e outros sob uma tal de BCL (Binary
> Code License).
Desculpe , falha minha,parece que tudo que você ve em java tem essa porcaria
de licensa

 Não conheço esse vdkbuilder. Onde
> é que o encontro?
Não me lembro o site(google) , ele é um RAD para o vdk(DÃÃ), uma implementação
C++ do GTK(mais ou menos isso ele tem uns objs própios) é legal mas ainda meio
instavel,mas aumenta muito a velocidade de desenvolvimento p/ programas +simples.

> Além disso, talvez você tenha se esquecido de
> mencionar o Glade (nada mais justo, afinal você citou o QtDesigner...)
O Glade não é RAD é um gui builder(perdoe o anglicismo) já o QTDesigner a partir
da versão 3 esta virando RAD(a diferenca é que no ambiente RAD você faz o
 programa e no gui builder faz só a interface , depois monta o programa.
No email eu disse que até prefiro guibuilders do que RAD porque permitem
programas mais leves.

> Eu acredito. Às vezes eles realmente fazem falta. Há um projeto chamado
> gnome-db que tenta integrar componentes de banco de dados ao Glade, além
> de uma API unificada para acesso a bancos de dados no GNOME. Verifique
> em http://www.gnome-db.org.
Eu  conheço,mas não sou um grande fã,ainda(tive traumas pra configurar acabei
 achando + facil acessar os bancos de dados na mão,mas foi no site deles que
 conheci o sqlite, uma grande idéia pra usar sql sem sqlserver)